
Portugal é o 10º melhor país do mundo para expatriados, sendo o Expat Insider 2023 liderado pelo México. Apesar de ter caído face aos últimos rankings (ficou em 4º lugar em 2022 e em 5º em 2021), é o segundo país europeu no top 10, sendo apenas destronado por Espanha, que se encontra na 2ª posição da lista. Um dos pontos positivos apontados a Portugal pelos cidadãos estrangeiros que escolhem o país para trabalhar é a qualidade de vida. E em sentido inverso encontra-se o indicador relacionado com o mercado laboral.
Este é, segundo o ranking da InterNations, uma comunidade global para pessoas que vivem e trabalham no estrangeiro que todos os anos realiza o inquérito Expat Insider, o top 10 dos melhores países para expatriados:
- México
- Espanha
- Panamá
- Malásia
- Taiwan
- Tailândia
- Costa Rica
- Filipinas
- Bahrein
- Portugal

De referir que o ranking contempla 53 países – foram inquiridos mais de 12.000 expatriados – e tem em conta os seguintes indicadores:
- Qualidade de Vida;
- Facilidade de Instalação;
- Trabalhar no estrageiro;
- Essenciais para Expatriados;
- Finanças Pessoais.
No caso concreto de Portugal, o país só está no top 10 no índice de Qualidade de Vida, ocupando o 7º lugar. Consegue ainda boa performance nas categorias Facilidade de Instalação (13º) e Finanças Pessoais (12º). Já nos indicadores relativos aos Essenciais para Expatriados e Trabalhar no Estrangeiro está na parte debaixo da tabela, ocupando o 31º e 43º lugares, respetivamente.
A capacidade de os portugueses serem bons anfitriões, sendo simpáticos e pessoas positivas, é enaltecida no relatório, ao contrário de aspetos relacionados com as oportunidades profissionais e a progressão de carreira.

Para poder comentar deves entrar na tua conta