Portugal tem pela primeira vez cinco escolas no top 95 das melhores escolas de gestão da Europa, um ranking realizado todos os anos pelo Financial Times (FT) e que foi divulgado esta segunda-feira (5 de dezembro de 2022). Em causa estão a Nova SBE, a Católica Lisbon School of Business and Economics, a Porto Business School, o ISEG e o Iscte Business School. Destaque ainda para o facto de Portugal ser, agora, um dos países mais bem representados no ranking, sendo apenas ultrapassado por França, Reino Unido e Alemanha.
Em que posições se encontram as escolas portuguesas?
- A Nova SBE volta a ser a escola nacional melhor classificada no ranking, ocupando o 24º lugar. Subiu três posições face ao ano passado;
- A Católica Lisbon School of Business and Economics também melhorou face ao ranking do ano passado, tendo passado do 29º para o 27º lugar;
- A Porto Business School encontra-se no 59º lugar e também melhorou de posição face a 2021, tendo escalado sete posições;
- O ISEG, que integra pela primeira vez o ranking, ocupa o 65º lugar, tendo o mérito de ser a melhor classificada entre as que se estreiam na lista;
- O Iscte Business School é a quinta escola portuguesa melhor classificada, ocupando a 67ª posição. Foi, no entanto, a que mais subiu na tabela, tendo recuperado dez posições face ao ranking do ano passado.
Ranking “demonstra a excelente qualidade do ensino em Portugal”
“Na Nova SBE estamos muito satisfeitos com este resultado que é a consolidação do trabalho que temos vindo a fazer nos rankings. É com grande satisfação que somos já cinco escolas portuguesas a figurar no ranking, o que demonstra a excelente qualidade do ensino em Portugal”, disse Daniel Traça, Dean da Nova SBE, em comunicado.
Segundo a instituição, os resultados obtidos consolidam o posicionamento internacional da Nova SBE, que se tornou na primeira escola portuguesa no top 15 mundial com os seus dois mestrados nos rankings do Financial Times – mestrado internacional em finanças (11ª posição mundial e 9.ª na Europa) e mestrado internacional em gestão (15ª posição mundial, o que representou uma subida de oito posições).
Também em comunicado, a Católica Lisbon School of Business and Economics enaltece o facto ter voltado a subir no ranking, lembrando que “foi a primeira Business School em Portugal a integrar esta lista do Financial Times, em 2007, obtendo lugares cimeiros desde 2012”.
“É motivo de orgulho estarmos a subir de forma consistente no ranking das melhores Business Schools europeias e prestigiarmos Portugal com uma das escolas mais internacionais na Europa. (…) A Católica-Lisbon, que celebra este ano o seu 50º aniversário, é um hub de atração de talento de docentes e alunos de nível mundial, um gerador de conhecimento de ponta em economia e gestão, e uma verdadeira rampa de lançamento para uma carreira de sucesso com verdadeiro impacto na sociedade”, comentou Para Filipe Santos, Diretor da Católica Lisbon School of Business & Economics.
Escola de Altos Estudos Comerciais – HEC de Paris lidera lista
O ranking avalia um total de 95 instituições, sendo que a lista continua a ser liderada pela Escola de Altos Estudos Comerciais – HEC de Paris, em França, tal como aconteceu nos últimos três anos. O segundo lugar do pódio volta a ser ocupado pela London Business School, do Reino Unido, tal como nos três anos anteriores, e a fechar o top 3 está a Escola Superior de Comércio de Paris – ESCP Business School, que no ano passado ocupava a 14ª posição.
De referir que o ranking baseia-se nas pontuações globais que cada escola obteve para cada classificação nos seguintes rankings do Financial Times: Mestrado em Gestão, Programas de Educação Executiva, MBA e EMBA (MBA Executivo). São avaliados critérios como o vencimento à saída da formação, período de retorno do investimento e percentagem de corpo docente feminino, internacional e com doutoramento.
Para poder comentar deves entrar na tua conta