Bolha imobiliária em Portugal

"Portugal não tem e nunca terá uma bolha imobiliária", garante Ramalho

Muito subiram os preços das casas nos últimos anos – é certo. Mas isto não quer dizer que Portugal tenha ou venha a ter uma bolha imobiliária, uma vez que continua a haver uma escassa oferta de habitação e um emprego resiliente. Quem o disse foi António Ramalho, antigo CEO do Novo Banco, no primeiro dia do Portugal Real Estate Summit, uma iniciativa que conta com o idealista como media partner. Em paralelo ao evento, também foram galardoados os melhores projetos imobiliários em Portugal e Espanha.
Perspetivas imobiliário 2023

Imobiliário afasta pessimismo e traça 2023 melhor que o esperado

A reta final de 2022 encheu o mercado de dúvidas. Com a inflação em alta, os juros a subir a grande velocidade, a crise energética e a guerra na Ucrânia, muitos previam uma recessão económica e um forte impacto destes fatores no setor imobiliário. Apesar de as incertezas ainda exigirem cautela e de se esperar um ajuste nas avaliações imobiliárias e uma queda no investimento, os responsáveis pelas grandes empresas imobiliárias presentes em Espanha, e algumas em Portugal, pintam um cenário menos pessimista para os próximos meses, traçando perspetivas para 2023 melhores do que o esperado.
IPAM lança formação especializada no setor imobiliário

IPAM lança formação especializada no setor imobiliário

O IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing vai lançar a sua primeira edição do Programa Avançado em Real Estate Sales Management, em formato totalmente online. Com início em abril e uma duração de 16 semanas, o programa é focado na especialização do mediador imobiliário."O Programa A
Chineses querem investir mais no imobiliário estrangeiro e Portugal está na mira

Chineses querem investir mais no imobiliário estrangeiro e Portugal está na mira

A volta à rotina anterior à chegada da pandemia da Covid-19 começou mais cedo na China do que no resto do mundo. O foco do início desta crise de saúde internacional, que se transformou em crise económica e financeira, deu passos de reabertura antes do resto dos países, depois de controlar a propagação do coronavírus, segundo as autoridades chinesas. Esse retorno à normalidade está a ter refletir-se numa subida do interesse dos investidores e famílias chinesas em encontrar imóveis para comprar no estrangeiro, como investimento ou mesmo para morar.
Lisboa vai ser o destino favorito para o imobiliário europeu em 2019

Lisboa vai ser o destino favorito para o imobiliário europeu em 2019

Boas notícias para o imobiliário nacional, que vai continuar a viver bons (ou até melhores) momentos em 2019. Fora do TOP 10 em 2018, Lisboa vai destacar-se, no próximo ano, como o principal destino de investimento imobiliário dentro da Europa, ultrapassando cidades como Berlim, Dublin ou Madrid. Depois do auge dos mercados maduros, o interesse move-se agora para cidades pequenas, mas dinâmicas. A capital portuguesa é, neste contexto, apontada como a "risking star" em que merece a pena correr o risco de apostar, numa lógica de longo prazo.

M7 alia-se a norte-americanos para vir às compras de imobiliário a Portugal com 250 milhões de euros na carteira

Ativos multi-let (ou seja, com múltiplos inquilinos) e de elevado rendimento (high-yielding), localizados nas zonas da Grande Lisboa e do Grande Porto. Estes são os principais alvos da nova joint-venture que acaba de ser constituída para "atacar" o mercado português de imobiliário. Em causa está uma parceria da sociedade europeia M7 Real Estate com um investidor norte-americano, e juntos têm 250 milhões de euros para vir às compras a Portugal.
Imobiliário comercial: financiamento a recuperar em Portugal, mas com cautela

Imobiliário comercial: financiamento a recuperar em Portugal, mas com cautela

Os financiadores do investimento e promoção de imobiliário estão a revelar um maior apetite pelo mercado português e estão dispostos a voltar a injetar capital nas mais variadas operações, mas continuam cautelosos. O cenário é traçado pela JLL na sua última edição do estudo “Iberian Lenders Survey in Commercial Real Estate”.
Imobiliário volta a contratar em força em Portugal

Imobiliário volta a contratar em força em Portugal

Crescimento no volume de faturação e de transações. Este é o mote que está a levar ao reforço das contratações no imobiliário, de forma global, em Portugal. Depois de cinco anos de crise, entre 2008 e 2013, a generalidade das mediadoras, nos vários segmentos de negócio (desde o residencial tradicional ou luxo, ao de escritórios), está a contratar seguindo a tendência de melhoria que o setor está a viver, sobretudo, graças à retoma do crédito bancário e ao interesse dos investidores estrangeiros.