
Dentro da nossa série de antes e depois de casas remodeladas, desta vez mostramos fotos de uma reabilitação na rua Palencia, em Cuatro Caminos, Madrid. Como explica Jorge Alonso, o arquiteto responsável pela reforma, o apartamento de 65 metros quadrados (m2) foi por muito tempo a residência habitual dos seus proprietários, que decidiram usar um dos três quartos iniciais para ampliar a sala. Mas apesar das mudanças já feitas, esta casa precisava de uma reforma devido a vários problemas de layout.
As principais desvantagens da casa eram a falta de luz e armazenamento. A sala principal era a única área que tinha boa iluminação graças às janelas na parede frontal, mas o resto da casa dava para um pátio interior e estava muito escuro. A outra grande exigência foi a de ampliar os espaços de arrumação, uma vez que esta casa tinha poucos armários.
Reforma na cozinha para aumentar o espaço e deixar entrar luz
A primeira mudança foi na cozinha. Para aumentar o espaço e aproveitar a entrada de luz, um dos proprietários quis criar uma cozinha aberta que comunicasse com a sala, mas o outro, pelo contrário, preferiu que fossem espaços separados para evitar a entrada de odores ao cozinhar. Como solução na reforma colocaram um vidro de correr que permite isolar a cozinha quando necessário sem impedir a passagem de luz.


Aumentar a área e distribuição com a reforma nos quartos e casas de banho
Graças à cozinha, a área da sala e os quartos estão conectados sem ter aquele corredor escuro que costumava unir as duas partes. No final do que costumava ser este corredor existia uma espécie de arrecadação, mas no seu lugar foi colocado um grande armário que inclui também a zona de lavandaria.


No que diz respeito ao design e decoração, procuraram um pavimento escuro combinado com uma gama de tons de cinza. Para deixar a casa um pouco mais aconchegante, eles também misturam alguns tons de verde e amarelo com os quais conseguem uma estética mais clara e adicionam pontos de luz.
A reforma completa durou três meses com um orçamento de 60.000 euros.
Para poder comentar deves entrar na tua conta