
A Câmara Municipal de Barcelona vai tornar o parque Güell, desenhado por António Gaudí, mais bonito. Com um novo investimento de cerca de 15 milhões de euros, a autarquia vai reformar este parque nos próximos quatro anos, de forma a reduzir a sobrelotação de turistas no recinto e melhorar os limites do espaço com os bairros vizinhos.
Com o plano estratégico do parque Güell, iniciado em 2018, foi possível criar horários livres para que os moradores pudesse desfrutar mais deste espaço. Os dados municipais indicam que antes da pandemia, o parque recebia cerca de 9 milhões de visitantes por ano. Já depois da sua reabertura no verão de 2020 foram aplicadas medidas para limitar este número a um máximo de 4,5 milhões de visitantes por ano para reduzir a pressão turística.
Cerca de 50% do novo investimento previsto para o período 2023-2026 será destinado à melhoria dos limites do espaço com os bairros de Coll, la Salut, Vallcarca i Penitents, el Carmel e Can Baró, dos distritos de Gràcia e Horta-Guinardó.

Entre outras medidas, está previsto criar um novo parque em Font del Carbó, a urbanização de Coll del Portell e Torrent del Remei. E ainda está previsto contruir novas passagens: da Pare Alegre-Antequera, Parque de Merendas Güell à Marianao e do Paseo Turull à Coll del Portell. Na Horta-Guinardó vão ser urbanizadas as ruas Albert Llanas e Miquel dels Sants Oliver, bem como a praça Raimon Casellas.
A autarquia está também a trabalhar para reduzir o impacto turístico neste parque, dada a elevada densidade de visitantes. Além disso, quer também melhorar a mobilidade com investimentos no acesso ao parque e na venda exclusiva de bilhetes online, conforme referiu a Câmara de Barcelona em comunicado
O plano terá continuidade até 2026, coincidindo com a comemoração do centenário da morte de Antoni Gaudí e a abertura do parque como recinto público.
Diferentes horários de visita do parque
A hora de abertura do parque Güell é às 7h00, e até às 9h30 é estabelecido o acesso exclusivo para residentes, escolas e para todas as pessoas inscritas no programa 'Gaudir Més Barcelona', que oferece descontos e vantagens em diferentes espaços de para a cidade.
Posteriormente, o horário de visita termina às 20h00, hora em que começa o horário denominado 'Bon vespre Barcelona' destinado aos residentes, que se estende até às 22h00.
Para poder comentar deves entrar na tua conta