
A antiga zona das pedreiras de Caxias, em Oeiras (Lisboa), pode renascer como zona residencial, estando na calha um projeto que prevê a construção de 16 edifícios destinados a atividades económicas, habitação e serviços. Serão, ao todo, cerca de 600 fogos. O projeto em causa, a implantar numa área de 42 hectares situada numa zona designada como “Pedregueiras”, consta no Plano de Pormenor do Norte de Caxias (PPNC), que está em discussão pública até 4 de dezembro de 2024. Trata-se de uma oportunidade de “requalificação”, refere a Câmara Municipal de Oeiras (CMO), liderada por Isaltino Morais.
Segundo o Público, o empreendimento prevê a criação de mais de 3.700 lugares de estacionamento, com 1.070 de uso público (500 num silo a construir num dos lotes e outros 370 à superfície) e 2.644 para utilização privada. Está ainda projetada a instalação de três paragens de autocarro e a criação de uma rede própria de ciclovias e de percursos pedonais que acomodam o uso das bicicletas, com a correspondente ligação à envolvente.
A operação de loteamento foi apresentada numa sessão pública que decorreu recentemente, tendo sido justificada como uma oportunidade única de contribuir “para a requalificação de um território atualmente em declínio e quase ao abandono”. A ideia passa, de resto, por criar “uma centralidade estratégica, com capacidade de exercer um papel fundamental no equilibro funcional do município”.
O projeto é da responsabilidade das empresas TDE – Empreendimentos Imobiliários S.A. e Transbrital – Britas e Empreendimentos Imobiliários S.A, escreve a publicação.
O PPNC prevê ainda a criação de novas vias de circulação viária:
- Uma radial ao empreendimento em estudo, denominada Variante a Pedregueiras;
- O fecho da futura Via Longitudinal Sul (VLS);
- Um eventual novo acesso à auto-estrada A5.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta