
No âmbito do Fundo Revive Natureza, foram lançados recentemente, pela TF Turismo Fundos – SGOIC, SA, dois novos concursos para atribuição dos direitos de exploração, sobre imóveis do Domínio Público Ferroviário, relativos a duas antigas estações localizadas no concelho da Lousã: a Estação da Lousã e a Estação de Serpins. Os interessados podem candidatar-se até dia 5 de janeiro de 2023, revela em comunicado o Governo.
Segundo se lê no site do Executivo, “as duas antigas estações ferroviárias serão objeto de requalificação e valorização, promovendo o desenvolvimento regional e local, através de novas utilizações para fins turísticos, ficando sujeitas a várias regras de utilização e de gestão em rede, como o uso da marca Revive Natureza, o consumo de produtos locais, a sustentabilidade ambiental e a valorização do território”.
Ao todo, contabilizando estes dois novos concursos, a Turismo Fundos já lançou um total de 60 concursos, sendo que 40 dizem respeito, sobretudo, a antigos postos fiscais e casas de guardas-florestais e 20 são relativos a estações de caminho de ferro desativadas. Significa isto, adianta o Governo, que o fundo “tem promovido a sua atividade de forma consistente, em resultado do interesse manifestado pelos privados”.

De acordo com Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, do Comércio e Serviços, “até ao final do ano, serão lançados novos concursos relativos a outras estações ferroviárias”.
Foram ainda identificadas, pela Câmara Municipal da Lousã e pela Turismo Fundos, um conjunto de casas que em tempos estiveram ao serviço da intervenção florestal do Estado e que reúnem as condições e caraterísticas necessárias para uma possível integração no Fundo Revive Natureza. Em causa estão os seguintes imóveis:
- Casa de Guarda de Hortas;
- Casa de Guarda do Porto Espinho;
- Casa de Guarda do Estoirão;
- Casa de Guarda do Braçal;
- Casa de Guarda da Mata do Sobral.
Para poder comentar deves entrar na tua conta