Pedir um segundo resgate? É uma “não notícia”, diz António Costa

Pedir um segundo resgate? É uma “não notícia”, diz António Costa

O primeiro-ministro disse, esta quarta-feira (dia 14 de setembro), que não há qualquer razão para Portugal pedir um segundo resgate. “Não se justifica, não há nenhuma razão substantiva para que aconteça, nem de execução orçamental, nem de evolução da dívida, nem de sistema financeiro. É verdadeiramente a não notícia de que se tem falado”, afirmou António Costa.

Portugal com segundo resgate à vista, diz FT

Será Portugal capaz de escapar a um segundo resgate? A questão é lançada pelo Financial Times (FT), com uma espécie de pergunta retórica. O prestigiado jornal económico diz que as reformas levadas a cabo por Portugal, no âmbito da intervenção da Troika (BCE, CE e FMI) foram insuficientes para que o país recuperasse a sua saúde económica e financeira.
Imagem simbólica do Brexit de Alex Edmans

E no Reino Unido já há seis fundos imobiliários britânicos congelados

O medo do Brexit está, de dia para dia, a aumentar a sangria na economia britânica e no mercado imobiliário, em particular. A cada vez maior corrida ao resgate de unidades de participações de fundos de investimento imobiliário está a fazer com que mais sociedades gestoras suspendam os reembolsos, vedando assim o acesso dos investidores às suas aplicações, que estão temporariamente congeladas.

Eurogrupo aprova terceiro resgate à Grécia no valor de 10,3 mil milhões

Os ministros da Zona Euro acordaram hoje (dia 25) em Bruxelas disponibilizar um total de 10,3 mil milhões de euros para a Grécia, no âmbito do terceiro resgate financeiro. Após 11 horas de reunião, os governantes decidiram, já de madrugada, que a primeira tranche de 7,5 mil milhões de euros chegará em junho. O país poderá receber mais 2,8 mil milhões depois do verão se cumprir os compromissos assumidos no acordo.

Troika volta a Portugal dentro de semana e meia e vai dar puxão de orelhas ao país

Dentro de uma semana e meia, a troika volta a Portugal para fazer a terceira avaliação pós-programa e vem com a agenda cheia. Os responsáveis da CE, BCE e FMI chegam no dia 27 de janeiro e trazem um documento de trabalho com 18 pontos no primeiro encontro com o Governo socialista de António Costa, num momento em que se começa a discutr que o programa de ajustamento do país parece ter ficado por concluir.
Rumores

Rumores

Barclays admite mais assistência financeira para Portugal: Portugal pode vir a precisar de nova assistência financeira, mesmo que, para já, até consiga uma "saída limpa" do atual programa, que termina a 17 de maio.