Estimativas do INE apontam para uma descida face aos dois meses anteriores (6,6%), mantendo-se a taxa à do período homólogo.
Comentários: 0
Taxa de desemprego em Portugal
INE

Depois de se ter fixado em 6,6% em outubro e novembro, a taxa de desemprego em Portugal desceu dois pontos percentuais (p.p.) no último mês do ano passado, para 6,4%. Em causa estão estimativas divulgadas esta quarta-feira (29 de janeiro de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Confirmando-se, em dezembro, a taxa de desemprego (6,4%) foi inferior à de novembro (6,6%) e setembro (6,5%), mantendo-se igual, no entanto, quando comparada com o período homólogo. 

Já a “taxa de subutilização do trabalho situou-se em 10,9%, valor igual ao do mês anterior e ao de três meses antes (setembro), mas inferior ao do mesmo mês de 2023 (0,5 p.p.)”, refere o INE. 

“A população desempregada (352,4 mil) registou um decréscimo em relação ao mês anterior (2,0%) e a três meses antes (0,7%), tendo registado um acréscimo em relação ao mês homólogo (1,8%)”, lê-se na nota.

Destaque ainda para o facto de a população ativa (5.479,7 mil) e a população empregada (5.127,3 mil) terem alcançado, em dezembro de 2024, o valor mais elevado desde fevereiro de 1998.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta