Casas para arrendar até 2.300 euros terão vários incentivos no IRS
A proposta de lei que deu esta terça-feira, dia 2 de dezembro, entrada na Assembleia da República para aumentar a oferta habitacional prevê incentivos no IRS para os proprietários colocarem casas no arrendamento com rendas mensais até 2.300 euros.As várias medidas estão elencadas no texto da autoriz
Da redução do IRS ao salário mínimo: tudo o que se sabe sobre o OE2026
O Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) é entregue no parlamento até 10 de outubro e tem já várias medidas que afetam a margem que o Governo tem para eventuais negociações e propostas, pois tem em vista um excedente. As bandeiras do Governo de Luís Montenegro, de uma redução do IRS e do IRC, voltarão a ser uma marca deste orçamento, que deverá ter a votação final global a 27 de novembro.
E-fatura com envio de faturação "em tempo real" até 2030
A secretária de Estado dos Assuntos Fiscais disse esta quarta-feira, dia 24 de setembro, que Portugal já começou a trabalhar na adaptação do e-fatura às novas regras europeias de comunicação da faturação em tempo real nas transações internacionais, a implementar até 2030.No Parlamento, onde foi ouvi
De heranças a doações: as novidades sobre mais-valias no imobiliário
O regime das mais-valias imobiliárias tem marcado a agenda noticiosa nos últimos meses devido às alterações anunciadas, despertando o interesse de muitas famílias que têm heranças indivisas, receberam casas como doações e até querem vender terrenos rústicos ou urbanos.
IRS 2025: descida do imposto já foi aprovada na especialidade
A proposta de lei do Governo para baixar as taxas de IRS em 2025 foi aprovada na quinta-feira, dia 10 de julho, na especialidade com os votos a favor do PSD, CDS-PP, Chega e IL.Na votação que se realizou esta tarde na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, o PS absteve-se e o Livre
Heranças indivisas: Supremo Tribunal afasta pagamento de mais-valias
O Fisco tem vindo a insistir que quem vender a sua parte de um imóvel em heranças indivisas tem de pagar IRS sobre as mais-valias.
IRS Jovem: quem fez retenção tem de declarar ou perde benefício
Os contribuintes abrangidos pelo anterior IRS Jovem que pediram para lhes ser aplicada a correspondente redução da retenção na fonte em 2024, devem agora assinalar a adesão ao regime na declaração anual, ou terão de repor a totalidade do imposto. O aviso é da bastonária da Ordem dos Contabilist
Como receber mais IRS: ao assinalares esta opção pode ajudar
Sabias que há uma forma simples de aumentar o reembolso do teu IRS? Ao preencheres a declaração de IRS de 2025, podes assinalar uma opção que faz toda a diferença.Esta escolha, muitas vezes ignorada, pode traduzir-se num valor extra no teu reembolso e sem qualquer custo para ti.
Heranças sem partilhas: venda de parte de imóvel não paga mais-valias
Se uma herança de um ou mais imóveis não for a partilhas, os herdeiros passam a ter direito apenas a uma parte. E se decidirem vender essa parte dos imóveis, os ganhos não estão sujeitos ao pagamento de IRS sobre as mais-valias. Esta é a interpretação da lei de vários tribunais.
IRS já tem taxas reduzidas e novos limites de rendimento
É oficial: as taxas do IRS foram mesmo reduzidas. Já foram publicadas em Diário da República as alterações ao Código do IRS que vêm reduzir as taxas de IRS até ao 6º escalão e ainda atualizar os limites dos escalões de rendimento.
Descida do IRS aprovada pelo PR: será refletida nos salários em 2024?
Há boas notícias para os contribuintes que trabalham em Portugal. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu luz verde ao diploma do PS que vem reduzir das taxas de IRS até ao 6.º escalão de rendimentos entre 0,25 e 1,5 pontos percentuais. Mas é ainda incerto se a redução se vai sentir nos salários das famílias já este ano. Ou seja, ainda não se sabe se vão ser publicadas novas tabelas de retenção na fonte com impacto nos salários.
Saldo nulo emitido pelo IRS: o que significa?
O que significa o saldo nulo emitido pelo IRS?
IRS: Governo aprova redução de todas as taxas até ao 8º escalão
O Conselho de Ministros aprovou esta sexta-feira, dia 19 de abril, a proposta que reduz as taxas do IRS até ao 8.º escalão.
Escalões IRS 2024: vai-se pagar mais ou menos ao Fisco?
Os novos escalões de IRS para 2024 já são conhecidos vão mexer com o acerto de contas com o Fisco na hora de entregar a declaração de IRS no próximo ano. As mudanças nos escalões IRS 2024 irão sobretudo beneficiar os agregados familiares com salários individuais que se situam, sensivelmente, nos 1.739 euros brutos mensais, de acordo com o Banco de Portugal (BdP). Fica a saber neste artigo preparado pelo idealista/news o que são os escalões de IRS e como é que se calcula o imposto a pagar ou a receber em 2025.
Limites às rendas durante 7 anos e menos impostos
A aposta no arrendamento, proteção de inquilinos mais velhos, combate à especulação e baixa de impostos são algumas das medidas em destaque no programa Mais Habitação aprovado esta quinta-feira, 30 de março de 2023. O Governo decidiu avançar, por exemplo, com a renda justa, que vai impedir alguns senhorios de aumentarem a renda durante sete anos; com o congelamento das rendas antigas (anteriores a 1990); mas também com medidas de alívio fiscal para tentar, com isso, aumentar a oferta de habitação. Explicamos.
Em que concelhos vivem os mais ricos de Portugal?
Lisboa, Oeiras, Cascais, Sintra, Porto e Vila Nova de Gaia. São estes os concelhos com maior concentração de população com mais rendimentos do país, segundo o estudo “Dashboard de Desigualdades de Rendimento e IRS”, publicado pelo Gabinete de Estudos do Ministério das Finanças (GPEARI). Análise foi feita com base nas notas de liquidação de IRS de 2020.
IRS 2023: Governo dá luz verde à atualização dos escalões em 5,1%
No próximo ano, os escalões de IRS vão ser atualizados em 5,1%. Esta é uma proposta inserida no Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), que obteve luz verde esta semana pelo Governo socialista, depois de ter chumbado várias propostas de alteração sobre esta matéria apresentadas pela oposição. Isto significa que será preciso reunir um maior rendimento anual coletável para subir de escalão de IRS. Os novos patamares de rendimento e a redução da taxa do segundo escalão (de 23% para 21%) só vão ter efeitos nos acertos com o Fisco em 2024.
A febre dos estrangeiros atraídos por benefícios fiscais em Portugal continua em alta
Os benefícios fiscais têm sido um "isco" para que muitos estrangeiros se instalem em Portugal. Atualmente, há mais de 5600 instalados no país, que pagam uma taxa de IRS de apenas 20% ou que estão totalmente isentos, no caso de serem reformados. E a administração fiscal está a avaliar mais de 1750 novos pedidos para o estatuto de Residente Não Habitual (RNH), criado em 2009.
lisboa: aprovada taxa de imi de 0,3% para prédios avaliados
a assembleia municipal de lisboa aprovou por unanimidade a fixação da taxa mínima de imposto municipal sobre imóveis (imi) para prédios avaliados, a redução para 2,5% da taxa de irs e novas isenções da derrama para o próximo ano.
estado ganharia um milhão com taxa de 21,5% de irs para rendas
um estudo realizado pela confederação portuguesa da construção e do imobiliário (cpci) concluiu que o estado teria mais receita se fosse criada uma taxa única de irs para as rendas equivalente à que já existe para os depósitos bancários, de 21,5%.