
Recibos verdes no Estado: evolução de tarefas e avenças nos últimos anos
Foram 17 as entidades públicas que receberam da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) uma notificação para a regularização do vínculo de 188 trabalhadores independentes que lhes prestaram mais de 80% da sua atividade, segundo dados solicitados ao Ministério do Trabalho (MTSSS).

Salários em Portugal: ganha-se mais 684€ por mês na função pública
Os funcionários públicos ganham, em média, mais 684 euros por mês que os trabalhadores do setor privado. Esta é uma das conclusões a retirar de um boletim do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgado esta terça-feira (23 de maio de 2023), relativo às remunerações auferidas em 2021 – são contabilizados todos os rendimentos e não apenas o salário base do emprego principal.

Trabalhadores da Função Pública ganham mais 500 euros que os do privado
Os salários da Função Pública são cerca de 500 euros mais altos que no setor privado. Os dados são da Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) e do Inquérito aos Ganhos e à Duração do Trabalho (GEP) e mostram que os funcionários públicos ganharam, em média, 1.686,9 euros brutos, em julho, ao passo que o ganho médio mensal bruto dos trabalhadores do setor privado, incluindo prémios e subsídios, foi de 1.154,2 euros.
Trabalhadores precários do Estado têm até amanhã para pedir avaliação da sua situação
Termina amanhã (sexta-feira, dia 30 de junho) o prazo para os trabalhadores precários da administração pública pedirem a avaliação da sua situação, com vista a serem integrados no Estado. Os requerimentos devem ser entregues junto das comissões de avaliação bipartidas que estão a ser criadas em cada ministério.
Função Pública recupera semana de 35 horas de trabalho até ao verão
Ainda antes de 1 de julho deste ano, os trabalhadores portugueses do Estado deverão começar a ter uma jornada de trabalho de 35 horas semanais, em vez das atuais 40. O PS rejeita a aplicação imediata da medida e os sindicatos da CGTP e da UGT ameaçam com greve no próximo dia 29 de janeiro se medida não avançar já.

Funcionários Públicos vão ter condições especiais para a compra de casa, promete o PS
Os trabalhadores do Estado cuja mudança de serviço implique a mudança de residência vão ter direito a condições especiais para a compra ou arrendamento de casa. A promessa faz parte do programa económico desenhado pelos peritos do PS e revelado em resposta a um conjunto de 29 perguntas colocadas pelo PSD.

Radiografia do dia: Em que setores trabalhavam os mais de 560 mil funcionários públicos em 2013
Este gráfico mostra, ao pormenor, quantos funcionários públicos trabalhavam em Portugal no ano passado e em que setores de atividade. A maioria dos 563.595 trabalhadores (208.823) encontrava-se no Ministério da Educação e Ciência.
Rescisões amigáveis custam 38,3 milhões ao Estado
O Estado gastou em janeiro 38,3 milhões de euros com o pagamento de indemnizações por rescisões amigáveis, um valor que ainda fica muito abaixo dos objetivos inicialmente traçados pelo Governo.Segundo o jornal Público, que cita o boletim de execução orçamental publicado esta terça-feira pelo Ministé
rescisões amigáveis no estado vão ter linha de apoio
o governo quer garantir que a meta de redução de 30 mil funcionários no próximo ano será mesmo cumprida e, para isso, além da criação de vários instrumentos de apoio e sessões de esclarecimento aos funcionários que pretendam aderir ao programa de rescisões amigáveis no estado, vai criar uma linha de
governo volta a discutir mobilidade especial com sindicatos
o governo volta esta terça-feira à mesa das negociações para discutir com as estruturas sindicais da função pública as novas regras da mobilidade especial, com a formalização da atribuição do subsídio de desemprego por parte do executivode acordo com a proposta de lei enviada na segunda-feira pelo m

trabalhadores da função pública ganham mais que os do privado
nas profissões comuns ao sector público e privado, a maioria dos trabalhadores das administrações públicas (57%) é melhor remunerada. uma diferença que é ainda mais acentuada em sectores como educação e saúde.

estado paga 11 milhões por ano a funcionários activos no privado
o estado gasta, anualmente, 11 milhões de euros com licenças extraordinárias pagas a 996 funcionários que saíram da administração pública para trabalhar no sector privado.

reformas antecipadas da função pública batem recordes
o número de reformas antecipadas na administração pública, em 2011, foi o mais elevado de sempre, revelam dados do ministério das finanças citados pelo diário económico (de).