Comentários: 0
Venda de casas no nível mais positivo dos últimos três anos

Em novembro do ano passado, a venda de casas na capital e no resto do país atingiu o nível mais positivo dos últimos três anos (desde setembro de 2010), segundo o Portuguese Housing Market Survey (PHMS), que tem por base respostas de 150 empresas do setor imobiliário.

Segundo o documento, conhecido esta quinta-feira (dia 9), os preços das casas continuam em queda, embora a um ritmo mais lento do que o verificado no início do ano. O inquérito conduzido pelo PHMS concluiu que as expectativas de vendas para os próximos três meses “aumentarem de forma expressiva” e que o indicador de novas instruções de compra manteve-se positivo pelo quarto mês consecutivo.

No que diz respeito ao mercado de arrendamento, novembro mostrou um aumento da procura, acompanhado, porém, de uma queda nas instruções por parte dos proprietários para colocação de casas no mercado. “As expectativas relativas ao volume de arrendamentos subiram de forma marginal. As rendas continuaram a cair e devem continuar a cair nos próximos três meses”, concluiu o PHMS.

De referir que o PHMS é um inquérito mensal realizado em parceria entre a Confidencial Imobiliário (CI) e o Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) que assenta num painel de empresas de promoção e mediação imobiliária, cobrindo as regiões metropolitanas de Lisboa, do Porto e do Algarve. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta