
Planear as férias é um processo habitualmente longo, nem sempre seguro. Com vários anúncios a correr pela internet e alguns websites com baixa proteção, podem ocorrer várias burlas online ao arrendar uma casa de férias.
Para evitar que sejas enganado, vamos ajudar-te com algumas informações úteis. Vamos apresentar-te alguns passos que deves seguir ao procurar casas de férias na internet, mas também o que fazer para denunciar burlas online que infelizmente estão na ordem do dia e continuam a acontecer.
Arrendar casas de férias: como evitar burlas online
Se estás a navegar pela internet e queres arrendar casas de férias sem ser burlado, convém seguir uma série de conselhos. Desde logo, é fundamental ter um antivírus instalado no computador, que deve estar atualizado. Receberás alertas e notificações para os sites que não sejam de confiança, algo que também é muito comum de acontecer para quem circula na internet desde o seu telemóvel ou tablet.

- Faz uma navegação no Google em anónimo, apaga histórico e cache regularmente e aceita cookies apenas de sites de confiança;
- Nunca deves partilhar dados pessoais e dados bancários com ninguém;
- Muitos falsos arrendatários insistem demasiado para dares seguimento ao processo. Averigua se a informação que dispõem no seu perfil é correta e não tomes decisões de cabeça quente;
- Os burlões online muitas vezes têm poucas fotografias das casas de férias, fotografias com péssima qualidade ou informação escassa. Deves seguir em frente com a pesquisa e não perder tempo com estas casas;
- Recolhe a informação que consideras necessária (fotografias, localização, nome do alojamento, gestor do alojamento, opiniões de outros hóspedes com fotografias, etc.) e verifica se já existiram situações de burlas com o anunciante;
- Saber dizer “não” é também um aspeto importante para evitar burlas online;
- Nunca uses métodos de pagamento desconhecidos. Recorre antes a métodos que estejas habituado a usar noutras compras online e que sejam seguros;
- Ao arrendar casas de férias deves utilizar os cartões de débito ou crédito com segurança adicional. Por exemplo, através de um código para aplicação ou para o telemóvel;
- Nunca cliques em links ou descarregues ficheiros enviados por um e-mail desconhecido, mesmo que tenham o design semelhante a uma empresa ou marca popular. Confirma sempre quem é remetente;
- Não reserves casas de férias através de redes públicas de internet. Fá-lo sempre com redes seguras, como a tua rede móvel ou rede fixa de internet da tua casa;
- Analisa os termos e condições das plataformas de arrendamento de casas de férias online;
- Caso faças a reserva através do Airbnb nunca sigas hiperligações para outras plataformas e nunca faças transferência bancária para o NIB de um proprietário, pois a plataforma tem um sistema de pagamentos independente.
Uma maneira de evitar burlas online ao arrendar casas de férias é pagar o custo da reserva presencialmente quando chegas ao local. Em plataformas como o Booking é possível fazer a reserva em segurança, sem que o valor da reserva seja cobrado antecipadamente.
O facto desta plataforma permitir cancelamento gratuito é também uma maneira de oferecer maior flexibilidade aos hóspedes na gestão da sua reserva.
Devo visitar a casa de férias antes de reservar?
Muitas pessoas decidem passar férias em hotéis ou alojamentos locais visitados antes pelos seus amigos ou colegas de trabalho. Nestes casos a situação é muito simples e a conversa entre arrendatário e hóspede torna-se praticamente amigável.

Caso tenhas meios de fazê-lo, deves visitar a casa de férias ou alojamento local. Isto é uma forma de assegurar que as fotografias colocadas numa determinada plataforma são autênticas e, obviamente, de conversares com o respetivo proprietário, evitando surpresas desagradáveis.
Casa de férias: o que fazer antes de pagar?
Muitas vezes ao reservar hotéis e casas de férias online passamos informações pessoais e dados bancários sem antes nos questionarmos sobre vários pontos.
- Antes do pagamento, solicita mais informações sobre o hotel ou casa de férias para conheceres o estado do quarto e restantes divisões (que podem ser partilhadas). Alguns proprietários são simpáticos e realizam videochamadas para mostrar que são pessoas corretas e que a casa de férias é real;
- Se for no estrangeiro, contacta o responsável pela gestão do estabelecimento ou contacta a administração do condomínio onde o alojamento local está localizado. Podes fazê-lo por telefone ou e-mail;
- A identidade do titular da conta bancária a depositar o dinheiro relativo à tua reserva deve coincidir com o nome do anunciante. Caso contrário não faças a transferência;
- Se existirem problemas no pagamento da casa de férias, como um e-mail a indicar que existiram erros na transação, tenta regularizar a situação com o banco e não com o anunciante. Quando a transação é cancelada atempadamente pelo banco poderás evitar uma burla online.
Nunca arrendes casas de férias com plataformas ou blogs desconhecidos. Aproveita as sugestões dos teus amigos e opta por páginas seguras (Booking, Airbnb ou Trivago são algumas delas). Também é possível entrar na páginas de registos do Turismo de Portugal e confirmar se o alojamento local é real. Precisas apenas de incluir dados sobre a localização, NIF, telefone e email.
Se tiveres algum receio em reservar casas de férias online, é preferível contactar uma agência local de confiança.
Como evitar burlas online com MBWAY
O pagamento com MBWAY veio simplificar a vida quotidiana dos portugueses e ajuda bastante na organização de férias. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem como se utiliza a app e acabam por ser vítimas de burlas ao reservar casas de férias online.

Estarás a passar dados confidenciais e intransmissíveis da tua conta bancária a esta pessoa, que assim conseguirá movimentar o dinheiro muito rapidamente.
Para evitar que isto aconteça, deves consultar todas as informações oficiais na página do MBWAY, perceber se faz sentido ter MBWAY e entrar em contacto com o teu banco para esclarecimento de dúvidas.
O que devo fazer se for vítima de burla online?
Infelizmente nem sempre é possível identificar os burlões. Se foste vítima de uma burla online ao reservar uma casa de férias deves:
- Participar às autoridades. Entra em contacto com a Polícia Judiciária (PJ), Polícia de Segurança Pública (PSP) ou Guarda Nacional Republicana (GNR) da tua zona. Segue os procedimentos indicados pelas forças de autoridade;
- É possível denunciar uma burla online ao Gabinete Cibercrime da Procuradoria‑Geral da República através do seguinte e-mail: cibercrime@pgr.pt;
- Caso o pagamento já tenha acontecido, entra em contacto com o teu banco para perceber a irregularidade. Muitas vezes quando o cliente cumpre os seus deveres relativos à confidencialidade dos dados, poderá conseguir um reembolso a tempo.

Não te esqueças que podes sempre utilizar a autenticação de dois passos (palavra passe e código SMS) para aumentar a segurança online. Isto pode ser útil para fazer o login nas plataformas de pesquisa de casas de férias.
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