Receber mensagens ou chamadas a reclamar pagamentos de serviços como energia, água, telecomunicações ou de entidades públicas tornou-se cada vez mais frequente, sendo muitas vezes tentativas comuns de fraude. Face a esta crescente onda de burlas, o Banco de Portugal (BdP) lançou, recentemente,
Nos últimos meses, os telefonemas com supostas propostas de emprego multiplicaram-se em Portugal. São chamadas insistentes, muitas vezes a partir de números nacionais que nem sempre são identificados como spam.
Ao consultar os movimentos do teu cartão de crédito apercebeste-te de algo estranho: pagamentos que nunca fizeste. Não foste a nenhuma loja, não compraste nada online, e ainda assim, o dinheiro desapareceu. A explicação? Provavelmente foste vítima de uma fraude bancária.
Uma agente imobiliária com dupla nacionalidade portuguesa e alemã foi detida pela Polícia Judiciária (PJ) por liderar um esquema de burla imobiliária no Algarve, com prejuízos superiores a sete milhões de euros e cerca de 30 vítimas identificadas, maioritariamente estrangeiras.
Há muitas pessoas que têm hábitos no momento de agendar as férias. Optam por ir sempre para o mesmo sítio, arrendando casas de férias que já conhecem. Quem recorrer aos contactos que tem, seja de familiares ou de amigos, não corre riscos.
Os seis suspeitos de burla no setor imobiliário detidos nos últimos dias no Algarve tinham adquirido 300 imóveis com financiamentos fraudulentos num valor global de cerca de 40 milhões de euros, revelou esta quinta-feira, 27 de junho 2024, a Polícia Judiciária (PJ).
Foram detidas no Grande Porto 12 pessoas suspeitas de burla a centenas de estrangeiros num esquema de arrendamentos fictícios, no qual, fazendo-se passar pelos proprietários dos imóveis, solicitavam uma caução que podia chegar aos 2.400 euros.
As burlas com empreiteiros estão a aumentar e os proprietários e/ou senhorios devem ser prudentes e cautelosos na contratação de obras. O alerta é dado pelo presidente da Associação Nacional de Proprietários (ANP), António Frias Marques, adiantando que “as queixas são diárias”. Em causa está um problema que atinge sobretudo as áreas metropolitanas das duas principais cidades do país, Lisboa e do Porto.
O principal arguido num processo de burlas a empresários da construção civil confessou esta sexta-feira (17 de novembro de 2023), no início do julgamento no Tribunal de Vila Real, a autoria de todos os crimes de burla qualificada e branqueamento de que está indiciado. O processo, que remonta a 2021, envolve um total de 13 arguidos, com idades compreendidas entre os 24 e os 60 anos.
Desde 2016, registaram-se 4.367 burlas no arrendamento de casas de férias. Por vezes, os inquilinos pagam para garantir a reserva de um imóvel que não existe ou já foi arrendado.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou esta segunda-feira, 7 de agosto de 2023, que há contribuintes a receberem um email fraudulento em que são informados de que há incorreções na declaração de IRS, pedindo que não acedam ao link enviado.
Um dos exemplos divulgados pelo Fisco d
A Procuradoria-Geral da República (PGR) alertou para o número crescente de burlas com arrendamentos de casas para férias, estudantes ou a cidadãos estrangeiros, sublinhando que esta prática “ganhou grande expressão nas últimas semanas”.
Foi a partir de 2022 que as famílias portuguesas começaram a sentir um maior aperto financeiro, quer por via da alta inflação, quer por via da subida de juros nos créditos habitação.
A Black Friday começa no próximo dia 25 de novembro, ainda que a maioria das lojas já tenha arrancado com várias promoções ao longo deste “Black Month”. E à medida que a Sexta-Feira Negra se aproxima, são muitos os que se prepararam para fazer compras online a preços de saldo durante vários dias. Como nunca é de mais relembrar, nesta época é importante ficar atento a possíveis fraudes e evitar ser enganado.
Um anúncio falso, alguém à procura de uma casa para arrendar, uma conversa tensa no WhatsApp e uma linha de crédito com a qual se fizeram compras por 9.340 euros fazem parte desta nova técnica de fraude (e deste relato com final feliz). E esta história também é um exemplo do comportamento sofisticado dos burlões nos portais imobiliários e da importância da informação para não cair na armadilha.
Detido há menos de um mês por vários crimes, entre os quais burla qualificada, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, o empresário madeirense Joe Berardo vai pagar a caução pedida pelo Ministério Público, no valor de cinco milhões, como medida de coação.
O uso de cartões multibanco, de débito e crédito, terá ganho ainda maior expressão com o surgimento da pandemia da Covid-19, com muitos portugueses a fazerem compras, pagamentos e carregamentos, por exemplo, através do chamado “dinheiro de plástico”. Mas há que ter cuidado ao utilizar os cartões de débito e crédito. No artigo desta semana da Deco Alerta damos algumas dicas que ajudam a reduzir o risco de fraudes e burlas em tempos de crise pandémica.
O Ministério Público (MP) de Braga acusa 31 pessoas de falsificarem documentos para poderem construir moradias de luxo no Gerês. Em causa estão dois processos relacionados com construções ilegais, nomeadamente na área envolvente da Albufeira da Caniçada, que violam “normas legais de condicionante urbanística”
O MB Way virou moda entre os portugueses e tem servido de "palco de guerra" entre os bancos, que começaram por oferecer esta funcionalidade de forma gratuita, mas agora já querem cobrar comissões ou a procurar soluções próprias alternativas.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever