Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Como deixar a casa de férias preparada para o próximo ano

Arrumar, proteger os móveis e deixar tudo limpo é fundamental. No regresso, tudo será mais fácil.

Habitissimo
Habitissimo
Autor:

As férias voam e, para nossa tristeza, terminam muito mais cedo do que gostaríamos. É inevitável tentar “espremer” o tempo até o último segundo, mas antes de voltar à rotina devemos fazer algo muito importante: deixar a casa de verão nas melhores condições para aproveitá-la quando voltarmos. Limpar, arrumar e organizar são palavras de ordem.

Não é uma tarefa demorada e pode poupar-nos um ou outro contratempo no regresso no próximo ano. Mas, afinal, o que devemos fazer? Os especialistas da Habitissimo deixam algumas dicas. A lista não é longa, mas é importante não saltar nenhum passo. 

1. A primeira coisa: arrumar 

Se tiveres espaço, arruma o maior número de objetos possível. Pensa que qualquer elemento decorativo vai acumular pó. Portanto, é melhor tirá-los dos móveis, bancadas e até mesmo das paredes. No terraço e jardim também há coisas a fazer. Deves proteger os omóveis e o todo ou pérgula. E na cozinha, ou melhor, na despensa, certifica-te que não deixas nenhum alimento perecível.

Habitissimo
Habitissimo

2. Uma boa limpeza geral

É uma tarefa essencial. Pensa que é muito melhor fazê-la agora, que estás mais descansado, do que quando voltares para a casa de verão com a exaustão acumulada de meses de trabalho e stress.

Faz uma boa limpeza nos móveis, pavimentos, paredes, janelas e portas. Se estiveres de férias com a família e todos colaborarem, não demorará muito. E, caso a casa vá ficar fechada durante muitos meses, lembra-te de cobrir os móveis com lençóis velhos. No regresso só terás que retirá-los e pronto.

Habitissimo
Habitissimo

3. Prestar atenção aos eletrodomésticos

Cozinha, forno, frigorífico e máquina de lavar podem ser uma fonte de odores e mofo se fechares a casa sem limpá-los bem. Certifica-te de que ficam livres de sujidade e humidade. A arca e o frigorífico, como sabes, ficam melhores com as portas entreabertas. Neste guia deixamos-te dicas de como limpar eletromésticos.

Habitissimo
Habitissimo

4. Guarda os têxteis limpos

Lava as roupas de cama, toalhas, colchas, cortinados e até almofadas de sófas e guarda-as em armários. Quando voltares só precisarás de tirá-los e colocá-los. Em cinco minutos terás os quartos e o resto das divisões prontas para utilização.

Habitissimo
Habitissimo

5. Verifica as instalações

Antes de sair da casa de verão, é importante que desligues o quadro da luz e feches as torneiras de água.

E uma última recomendação. Se for uma casa de verão localizada numa área fria, certifica-te de esvaziar as torneiras externas, recolher as mangueiras e proteger os tubos do gelo.

Após essas etapas, resta apenas um último olhar para ter certeza de que tudo está perfeitamente recolhido e protegido, bem como as janelas e persianas fechadas. A tua casa de verão estará pronta e, quando no regresso, bastará fazer o mínimo para poderes usufruir cada minuto desse merecido descanso.