Descobre como os presentes de boas-vindas podem melhorar a experiência e satisfação dos hóspedes.
Comentários: 0
Kit de boas-vindas para alojamento local
AvaiBook/ Canva

A concorrência no setor do arrendamento de curta duração está a aumentar, razão pela qual é tão importante diferenciar o teu alojamento local da concorrência, captar a atenção dos viajantes e criar uma experiência inesquecível para os teus hóspedes. Entre os diversos elementos que contribuem para uma estadia memorável, o kit de boas-vindas destaca-se como uma prática essencial e eficaz para conquistar a satisfação e lealdade dos clientes.

Neste artigo, vamos falar de como este elemento pode conquistar os corações dos hóspedes e criar uma memória do teu alojamento para sempre. Um kit de boas-vindas cuidadosamente planeado não só demonstra atenção aos detalhes, mas também comunica hospitalidade e cuidado, elementos diferenciadores de um alojamento e fundamentais para criar uma conexão emocional com os clientes.

Kit de boas-vindas num alojamento local: qual a importância?

Um Kit de boas-vindas ou 'Welcome Kit' é mais do que um simples agrado no momento da receção do hóspede ao alojamento. Este elemento é muito importante pois contribui para o aumento de satisfação e fidelização dos hóspedes, criando uma memória positiva da sua estadia. Ao analisares a possibilidade de ofereceres um Welcome Kit aos teus hóspedes, tem em conta os motivos pelos quais este elemento pode contribuir para o sucesso do teu negócio:

  1. Primeira impressão: um Kit de boas-vindas bem preparado ajuda a criar uma excelente primeira impressão porque demonstra cuidado e consideração com os hóspedes.
  2. Conforto: o teu Kit pode incluir itens essenciais como água, fruta, produtos de gastronomia local, produtos de higiene pessoal e informações úteis. Assim, ajudarás os hóspedes a terem uma experiência mais confortável e de contato com a cultura local.
  3. Informação local: se incluíres mapas, guias turísticos, sugestões de restaurantes e atrações locais poderás enriquecer a experiência dos teus hóspedes, tornando a sua estadia mais fácil e proveitosa.
  4. Diferenciação: ao personalizares um Welcome Kit acabas por diferenciares o teu alojamento. Pequenos toques pessoais, como uma carta de boas-vindas ou a oferta de um produto local torna a estadia do teu hóspede mais memorável.
  5. Feedback positivo: hóspedes satisfeitos tendem a deixar comentários positivos e a recomendar o teu alojamento a outros. Um Kit de boas-vindas contribui para uma experiência positiva, aumentando a probabilidade de ótimas avaliações.
  6. Comunicação mais eficiente: fornecer informações claras e simples sobre o funcionamento da casa no Kit de boas-vindas reduz dúvidas e consequentes problemas durante a estadia.
  7. Satisfação e fidelização: hóspedes que se sentem bem recebidos são mais propensos a voltar no futuro, ou seja, a tornarem-se um 'repeat guest'.
  8. Segurança: informações sobre números de emergência, procedimentos em caso de problemas e contatos locais podem ser essenciais para garantir a segurança e o bem-estar dos hóspedes.

Um Kit de boas-vindas é uma ferramenta eficaz para melhorar a experiência do hóspede, construir uma boa reputação e facilitar a gestão diária do alojamento.

Sugerimos que também disponibilizes um livro de boas-vindas no seu alojamento, onde podes informar os teus hóspedes sobre as características do teu alojamento, o funcionamento dos eletrodomésticos ou dar-lhes dicas sobre o que visitar ou onde comer.

Kit de boas-vindas em AL
Canva/ AvaiBook

O que deves incluir no teu Welcome Kit

Um bom Welcome Kit deve ser diferente consoante o tipo de alojamento e o perfil dos hóspedes para poder ser mais eficaz. Na generalidade, são incluídos elementos que proporcionam conforto imediato e informações úteis sobre o destino e o alojamento, elevando a experiência do hóspede desde o momento de check-in.

Atendendo à necessidade de conforto, valorização do hóspede e informações essenciais para uma boa estadia, deverás ter em conta os seguintes itens no teu Welcome Kit:

  • Produtos de higiene pessoal como sabonetes, cremes, shampoos e condicionadores de preferência em embalagens individuais. Escolhe produtos com fragrâncias neutras e suaves podendo agradar a diferentes preferências.
  • 'Welcome Refresh' como água, café, chá e açúcar. Podes complementar com chocolates ou um doce regional para um toque mais acolhedor. Caso o teu alojamento inclua uma cozinha, os hóspedes poderão esperar ter à disposição azeite, vinagra, sal e pimenta para facilitar a preparação de refeições.
  • Conforto e bem-estar: toalhas macias, roupões e pantufas demonstram atenção ao detalhe e proporciona uma experiência similar à de um hotel, algo bastante apreciado pelos hóspedes. Para contribuir para um ambiente relaxante e acolhedor deverás ter um aroma suave no ambiente, utilizando difusores ou velas aromáticas.
  • Informações úteis como mapas locais e guias turísticos com dicas de restaurantes, pontos turísticos e eventos da região. Inclui igualmente um livro de boas-vindas com as regras da casa e informações essenciais para uma boa estadia no teu alojamento.
  • Toques pessoais como cartões de boas-vindas personalizados e produtos locais. Estes itens demonstram atenção e exclusividade e criam uma memória afetiva da estadia do hóspede.

Estes são os itens básicos na constituição de um Kit de boas-vindas, ou seja, o que os hóspedes já esperam atualmente quando reservam uma estadia num alojamento local.

Com a profissionalização do setor e sendo o Kit de boas-vindas um elemento que pode diferenciar o teu alojamento, existem já proprietários e gestores a replicarem técnicas de welcoming usadas em hotelaria, dependendo sempre do tipo de propriedade. Estas técnicas baseiam-se na personalização de serviços e a superação de expectativas dos hóspedes.

Welcome gift
Canva/ AvaiBook

O melhor Kit de boas-vindas de acordo com o tipo de alojamento

É fundamental que o Kit de boas-vindas seja adaptado ao conceito, estilo e ambiente envolvente da propriedade. Para além disso, deverás considerar igualmente e experiência desejada pelo hóspede para conseguires criar uma receção personalizada e acolhedora.

Considerando os diferentes tipos de alojamentos, sugerimos que incluas no teu Kit os seguintes elementos:

Alojamento local de cidade ou urbano

Os turistas que visitam cidades têm motivações variadas e específicas que podem ir desde o conhecimento da cultura e história da cidade até a uma viagem de negócios.

Sabendo atempadamente qual a motivação da estadia do hóspede, é mais fácil criar uma experiência memorável. De uma forma geral, se o teu AL está localizado numa cidade e destaca-se como sendo um alojamento urbano, deverás incluir os seguintes itens no teu Kit de boas-vindas:

  • Produtos locais: uma garrafa de vinho, fruta, queijo ou doce da região. Também poderás oferecer algum voucher ou cartão de desconto para lojas, restaurantes ou atrações turísticas.
  • Informações úteis: inclui mapas da cidade, guias e informação sobre transportes públicos. Estas informações podem ser em papel ou enviada previamente para o hóspede através de email que pode ser automatizado.
  • Amenities: produtos de higiene de boa qualidade como sabonetes, gel de banho, shampoo e loção corporal.
  • Tecnologia: adaptadores de tomada e carregador USB.
Kit de boas-vindas para alojamento local
Canva/ AvaiBook

Alojamento local de praia

Para criares um kit de boas-vindas para um alojamento localizado na praia deverás considerar o conforto e convivência, os aspetos mais importantes para a estadia dos teus hóspedes. Aqui estão algumas sugestões do que deverás incluir no teu Kit:

  • Produtos locais: produtos que refletem a atmosfera da praia como uma garrafa de espumante, frutas ou sumos naturais.
  • Informações úteis: informação sobre as atividades aquáticas que existem nas praias mais próximas.
  • Amenities: produtos de higiene de boa qualidade como sabonetes, gel de banho, shampoo e loção corporal. Sendo um AL na praia, poderás incluir amostras de protetor solar.
  • Tecnologia: adaptadores de tomada e carregador USB.
  • Conforto: Toalhas e almofadas de praia.

Com estes itens os teus hóspedes vão sentir-se muito bem-vindos e preparados para aproveitar ao máximo a sua estadia no teu alojamento.

Kit de boas-vindas para alojamento local
Canva/ AvaiBook

Casas de campo ou turismo rural

Quem visita uma casa de campo, deseja ter uma estadia confortável, tranquila e de contacto com a natureza. Assim, o Kit de boas-vindas de uma casa de campo deverá refletir estas motivações através dos seguintes elementos:

  • Produtos locais frescos: aproveitando o que estas zonas têm de melhor sugerimos que ofereças uma pequena cesta de frutas e/ou legumes locais, compotas caseiras, mel ou produtos de padaria.
  • Informações úteis: guias sobre trilhos, parques nacionais e atrações naturais próximas para que os teus hóspedes possam explorar a natureza.
  • Amenities: produtos de higiene de boa qualidade como sabonetes, gel de banho, shampoo e loção corporal.
  • Tecnologia: adaptadores de tomada e carregador USB.
  • Itens de Conforto e entretenimento: Mantas e almofadas em zonas exteriores e histórias sobre a zona. Jogos de tabuleiro, cartas e acesso a serviços de streaming para que os teus hóspedes possam passar um bom tempo no teu alojamento.

Estes itens e produtos podem ajudar a criar uma experiência memorável e agradável para qualquer hóspede numa casa de campo.

Kit de boas-vindas para alojamento local
Canva/ AvaiBook

Dicas para Apresentação Atraente do Kit

apresentação do kit de boas-vindas é tão importante quanto o seu conteúdo. Uma apresentação visualmente atraente e prática demonstra atenção ao detalhe e transforma a receção dos teus hóspedes numa experiência ainda mais acolhedora e memorável. Como já mencionado, a primeira impressão é fundamental!

Quando estiveres a preparar o Kit de boas-vindas deverás ter sempre em conta o estilo e conceito do teu alojamento e que transmita uma sensação de bem-estar e de atenção para com os teus hóspedes.

Damos-te algumas sugestões de como apresentar de forma atrativa o teu Kit de boas-vindas:

  • Apresentação

Os itens e produtos que irás incluir no teu Kit pode ser apresentado numa cesta, caixa de madeira, saco de pano ou bandeja.

  • Organização

Sugerimos que agrupes produtos semelhantes e utilizes elementos decorativos como por exemplo flores secas, para criar um visual cuidado e convidativo.

  • Personalização

Adiciona um cartão de boas-vindas personalizado com o nome dos hóspedes, um ramo de flores frescas ou um presente artesanal para demonstrar atenção aos detalhes tornando a estadia do hóspede ainda mais memorável.

  • Praticidade

Os itens e produtos que estão incluídos no Kit de boas-vindas deverão estrar dispostas de forma acessível e de fácil transporte. Se o kit incluir algum tipo de alimento, verifica se estão devidamente embalados e dentro da validade. Se possível, opta por produtos embalados individualmente para maior higiene e praticidade.

Oferecer e apresentar um Kit de boas-vindas bem elaborado demonstra aos teus hóspedes que te preocupas com o bem-estar e satisfação de quem te visita, indo além das suas expectativas. Como discutimos ao longo do artigo, ter este pormenor com quem te visita vai ajudar-te a aumentar a sua reputação online e a dar a conhecer o teu alojamento a um número cada vez maior de pessoas.

Além disso, permite diferenciar-te da concorrência e é mais do que provável que os teus hóspedes recomendem o teu alojamento e, por conseguinte, recebas mais reserva. Ter um cesto de boas-vindas no teu alojamento será visto como um grande gesto de hospitalidade, mas é também um investimento estratégico que resulta em diversos benefícios que manterá a sua atividade em crescimento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta