
Todas as quartas-feiras abrimos as portas de um hotel com encanto. E desta vez viajamos até ao Japão para conhecer o Cocoon, localizado nos Kurkku Fields. Seis pequenos quartos em forma de casulo e um quarto de hóspedes um pouco maior, uma cozinha comum, um restaurante e cabines de sauna estão espalhados para ligar os hóspedes livremente.
Estas são as palavras com que o estúdio japonês de design e arquitetura Ikken inicia a descrição de um hotel peculiar que privilegia o contacto com a natureza e a vida agrícola entre aqueles que nele decidem alojar-se. Tudo isso baseado num conceito chave: a sustentabilidade, vista como uma forma de viver com o que é necessário, mas evitando todos os excessos, também no uso do espaço.

O complexo é composto por seis pequenas cabines e uma sétima ligeiramente maior. Estes, embora separados, partilham outros espaços, com os quais se conectam. Entre eles, encontramos uma sala de cozinha, um restaurante e uma cabine de sauna que são partilhados pelos hóspedes.
Dentro das áreas de dormir, o generoso design das janelas oferece aos hóspedes uma bela vista da natureza lá fora. Paredes brancas juntam-se a móveis de madeira para sublinhar o espírito japonês do minimalismo. Na varanda, a arquitetura curva-se para sinalizar o início da inspiração do casulo.

Para as refeições, existem diferentes espaços, cada um deles adaptado às preferências dos visitantes. A primeira das opções foi pensada para tornar a experiência com a natureza mais real e intensa, graças aos produtos da terra que os hóspedes têm à sua disposição e podem colher como quiserem. Para cozinhá-los, eles têm uma cozinha-sala de jantar comum projetada para estimular o contacto, onde o espaço é dividido por uma longa ilha onde as cadeiras altas acompanham a disposição dos assentos. Com o objetivo de tornar a experiência gastronómica mais agradável, foram instaladas grandes janelas que abrem o espaço para o exterior e permitem desfrutar da paisagem que se abre, quase como se fosse um grande ecrã de televisão.

A segunda das opções, para quem prefere não aproveitar a oportunidade de recolher e cozinhar a sua própria comida, encontra-se noutros edifícios onde são oferecidos serviços de restauração.
Para desfrutar de um momento de paz e tranquilidade, o projeto criado por Ikken concebeu uma sauna finlandesa que utiliza lenha para o seu funcionamento. Este espaço está localizado ao lado da sala da cozinha. Fora da sauna existe uma plataforma equipada com banho de água onde pode desfrutar de banhos ao ar livre e uma piscina natural rodeada de plantas, para que possa desfrutar de uma experiência especial de sauna na natureza.

Para poder comentar deves entrar na tua conta