Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. E desta vez para descobrir o primeiro hotel de construção híbrida em Portugal. Trata-se do B&B Guimarães, um hotel com 95 quartos que incorpora o sistema CREE Buildings, que combina a utilização de madeira e betão, sendo um dos mais sustentáveis atualmente no setor “pois consegue uma redução da pegada de carbono, a diminuição de resíduos e menos poluição sonora”.
Esta nova unidade hoteleira resulta da “joint venture” estabelecida no início de 2022 entre o Grupo Casais e o grupo norte-americano Sunny - está integrada no The First, um projeto também de construção híbrida que inclui um bloco de 44 apartamentos, a lançar em julho, e o Minho Tech Hub, que surgirá em setembro.
O B&B Guimarães é o hotel número 700 da marca e será gerido pela cadeia B&B. Quando comparado com um edifício tradicional reduz a pegada de carbono incorporado na construção em mais de 60%, segundo o comunicado enviado às redações.
A Casais e a B&B Hotels têm já em desenvolvimento um projeto semelhante em Madrid e cuja primeira pedra foi lançada em março deste ano. Será um hotel com 120 quartos.
"O futuro da construção"
António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, considera que este projeto “é o futuro da construção”. Juntamente com os seus parceiros, o grupo “quer estar na primeira linha das soluções sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade alinhada com a transição energética, a valorização do território, o envolvimento com as comunidades e a reutilização de recursos. Este projeto, o primeiro First do nosso portefólio, é um bom exemplo desse compromisso”, diz.
“Para construir o nosso B&B Hotel, em Guimarães, trabalhámos em estreita colaboração com os nossos parceiros para avaliar e minimizar o nosso impacto no ambiente. O objetivo foi adotar uma abordagem económica sustentável, dando prioridade aos materiais reutilizáveis. Este projeto é o resultado da colaboração entre projetistas, construtores e várias empresas parceiras, que apresentaram soluções para satisfazer os nossos requisitos de sustentabilidade. Trata-se do primeiro hotel na Península Ibérica a ser construído com este sistema. E não é o único. Já está a ser construído outro, em Madrid, com o mesmo sistema. Será o primeiro edifício híbrido deste tipo em Espanha", refere Lucía Méndez-Bonito, CEO do grupo B&B Hotels Espanha e Portugal, citada no mesmo documento.
Para poder comentar deves entrar na tua conta