Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Serralves inaugura passadiço entre a copa das árvores – terá 260 metros de comprimento

Serralves
Serralves
Autor: Redação

O Parque de Serralves, no Porto, vai ter uma nova atração: um passadiço de madeira elevado ao nível das árvores – chama-se “Treetop Walk”. O percurso terá 260 metros de extensão entre 1,5 e 15 metros de altura, permitindo "uma experiência impactante" ao nível da observação e estudo da fauna e flora. A inauguração está marcada para sábado, 14 de setembro de 2019, e nesse dia a entrada será gratuita para todos os visitantes.

O objetivo deste passadiço - insere-se nas celebrações dos 30 anos da Fundação de Serralves - é “valorizar” o espaço natural do parque e permitir que os visitantes tenham acesso a uma “parte de Serralves que não estão habituadas a ter”, explica o diretor de recursos e projetos especiais da Fundação, Rui Costa, à Lusa.

"Há aqui um confluir de matérias que tornam oportuno um equipamento como esta estrutura, que é inovadora no panorama nacional pelo facto de se tratar de um percurso elevado e que permite a elevação de uma parte do parque de Serralves", acrescentou.

O projeto, concebido pelo arquiteto Carlos Castanheira em colaboração com Siza Vieira, nasce de uma colaboração com o Fundo Ambiental do Estado Português – no âmbito de um protocolo de colaboração técnica e financeira assinado em março –​ e que tem a empresa Ascendi como mecenas.

Carlos Castanheira explicou à agência de notícias que uma das grandes preocupações com este projeto foi o "não danificar o ecossistema" e contribuir para que pudesse ser "sustentável".

"Havia duas premissas importantes, a primeira era não interferir no ecossistema e a outra, era usar materiais recicláveis e até em alguns, grande parte deste projeto usamos madeira reciclável para que aqui pudesse ser sustentável e um exemplo de como se devem fazer certas obras", concluiu.