
O Foodtopia está a chegar a Lisboa. Nos dias 2 e 3 de julho, sábado e domingo, o Jardim Botânico Tropical, em Belém, vai receber o primeiro festival internacional de comida de rua, com o melhor da gastronomia que se faz cá dentro e lá fora. O chef brasileiro Alex Atala, do DOM, em São Paulo, Brasil, com duas estrelas Michelin, é o embaixador da iniciativa.
Henrique Sá Pessoa, chef do lisboeta Alma, com duas estrelas Michelin; Rui Paula, da Casa de Chá Boa Nova, em Leça da Palmeira, também com duas estrelas Michelin; Michele Marques, chef da Mercearia Gadanha, em Estremoz; Marlene Vieira, do recém- inaugurado Marlene; ou António Galapito, do Prado, ambos em Lisboa, são alguns dos nomes já confirmados entre mais de 50 chefs nacionais e internacionais que “irão transpor a sua identidade para um delicioso e inesperado prato de street food”, segundo a agência Amuse Bouche, que vai organizar a primeira edição do evento.

Mais do que um festival de gastronomia, o Foodtopia assume-se “como um momento privilegiado para a partilha de histórias em torno da comida, exaltando a importância dos fluxos migratórios para a riqueza gastronómica que hoje partilhamos num mundo globalizado”.
Assim, além de chefs a representarem a cozinha das várias regiões portuguesas, da costa ao interior, outro dos destaques do cartaz do vai para a forte presença de cozinheiros de algumas das comunidades mais representativas no país, como Moçambique, Guiné-Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Brasil, Timor-Leste, Goa ou Macau.
A entrada no festival Foodtopia custa 10 euros, mas será gratuita para crianças até aos 12 anos. Cada prato terá o custo único de 6 euros e já é possível reservar bilhetes através do site ou do e-mail info@foodtopiafeast.com.
Para poder comentar deves entrar na tua conta