Os Museus Capitolinos de Roma, fundados no século XV e abertos ao público em 1734, estão entre as coisas a visitar na cidade.
Comentários: 0
Roma
Wikimedia commons

Os museus de todo o mundo albergam obras de arte de valor incalculável: são locais fundamentais para a fruição da arte por parte do público. Atualmente, todas as cidades têm pelo menos um local onde são expostas obras de arte. Mas, afinal, qual é o museu mais antigo do mundo? Este título pertence a Roma, uma vez que os Museus Capitolinos foram fundados em 1471 e ainda hoje podem ser visitados. Estão abertos ao público desde 1734.

A longa história dos Museus Capitolinos

Fundados em 1471 pelo Papa Sisto IV com a doação de uma coleção de estátuas de bronze ao povo romano, incluindo a famosa Loba, os Museus Capitolinos representam um núcleo muito importante de arte e cultura. Ao longo dos séculos, a coleção foi crescendo graças a doações de vários papas. Em 1734, o museu foi enriquecido graças à coleção do Cardeal Albani e, consequentemente, foi decidido abrir o museu também ao público. Foi assim o primeiro museu público em Itália e no mundo.

Ao longo dos séculos, os Museus Capitolinos foram sendo enriquecidos com obras provenientes de escavações arqueológicas, doações privadas e aquisições estratégicas, mas também com a perda de algumas obras durante o período napoleónico. Uma das últimas expansões teve lugar em 2005, quando foi inaugurada a Exedra de Marco Aurélio, a reorganização de algumas coleções e a reabertura da Galeria Lapidária.

museus em roma
Créditos: Pixabay

As principais obras dos Museus Capitolinos

As coleções do museu vão desde esculturas romanas antigas a obras-primas do Renascimento e do Barroco, oferecendo uma viagem através de diferentes períodos históricos e artísticos. Uma das peças mais emblemáticas é, sem dúvida, a estátua equestre de Marco Aurélio, originalmente localizada na Piazza del Campidoglio e agora mantida no museu para a proteger dos elementos.

A Loba Capitolina do século V a.C., partes da estátua de Constantino I, bem como reproduções de obras gregas, como as de Fídias, também podem ser encontradas aqui. A Pinacoteca Capitolina também alberga pinturas de Miguel Ângelo, incluindo a Boa Fortuna e São João Batista, obras de Rubens, Ticiano e Velázquez. O tempo médio de visita é de cerca de duas horas, mas o ideal é passar pelo menos meio dia no local.

turismo roma
Wikimedia commons

Horários e preços dos Museus Capitolinos

Visitar os Museus Capitolinos é uma experiência imperdível se estiveres em Roma, e é por isso que pode ser útil planeares a tua visita com antecedência, informando-te sobre os horários de abertura e os custos de admissão. O museu está aberto diariamente das 9h30 às 19h30, com a última admissão permitida às 18h30. No entanto, durante alguns feriados, o horário pode ser reduzido e os dias de encerramento são 1 de maio e 25 de dezembro.

Os preços dos bilhetes variam consoante as diferentes categorias de visitantes. Na ausência de exposições, o bilhete normal custa 13 euros, estando disponíveis reduções para diferentes categorias de visitantes. Existe também um preço reduzido para os residentes no município de Roma. Também é possível comprar bilhetes em linha no sítio web oficial do museu.

O que ver perto dos Museus Capitolinos

Visitar os Museus Capitolinos também te dá a oportunidade de explorar as muitas atrações no centro de Roma e em particular:

  • Piazza del Campidoglio: desenhada por Michelangelo, esta praça é uma obra-prima do Renascimento italiano. Aqui também se encontra a entrada para os museus.
  • Fórum Romano e Palatino: a uma curta distância a pé dos museus, estas ruínas antigas testemunham a rica história de Roma. Uma viagem através dos séculos entre templos, basílicas e residências imperiais.
  • Monumento a Victor Emmanuel II ou Vittoriano: também conhecido como o Altar da Pátria, este imponente edifício oferece várias colecções e espaços de exposição, bem como um terraço panorâmico para uma vista deslumbrante.
  • Igreja de Santa Maria in Aracoeli: situada mesmo ao lado da Piazza del Campidoglio, esta igreja é famosa pela sua escadaria monumental que conduz à entrada principal.
cidades italianas
Créditos: Unsplash

Como chegar aos Museus Capitolinos

Chegar aos Museus Capitolinos é fácil graças à rede de transportes públicos de Roma. Em particular:

  • De autocarro: várias linhas de autocarro param perto dos Museus Capitolinos, incluindo as linhas 30, 44, 51, 81, 83, 85, 87, 118 e 160. A paragem mais próxima é "Ara Coeli/Piazza Venezia".
  • De elétrico: a linha 8 do elétrico tem uma paragem na Piazza Venezia, muito perto dos Museus Capitolinos.
  • De metro: a estação mais próxima é Colosseo, na linha B do metro. A partir daqui, os Museus Capitolinos ficam a 10 minutos a pé através do Fórum Imperial
viagens roma
Créditos: Pexels

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta