
A Sicília, terra de sol e mar, preserva uma herança escondida e silenciosa entre as suas colinas e vales: aldeias fantasma. Estes lugares, testemunhas de um passado por vezes trágico, são verdadeiramente fascinantes de visitar e descobrir. De leste a oeste, há muitas localidades, pequenas e grandes, abandonadas pelos moradores. Em alguns deles, é como se o tempo tivesse parado, permitindo que os visitantes dessem um passo atrás no tempo. Descobre, então, quais são as 5 cidades fantasma na Sicília para visitar.
Poggioreale
Na província de Trapani é a aldeia fantasma de Poggioreale. Habitada há séculos, foi abandonada em 1968 após o terrível terramoto de Belice. O coração de Poggioreale, que na época também era uma vila bastante conhecida, nunca foi restaurado, pois foi decidido mudar a nova cidade alguns quilómetros.
Hoje as ruínas antigas ainda estão no lugar e a cidade velha está no centro de alguns projetos de conservação. É um lugar ideal quiseres descobrir um lado particular da Sicília.
Ficar em Poggioreale é, portanto, uma excelente ideia para descobrir a cidade fantasma, mas também os belos arredores.

Noto Antica
A história de Noto Antica é uma viagem no tempo que nos leva de volta a 1693, ano em que um terramoto devastador atingiu o sudeste da Sicília. Esta antiga cidade, localizada a cerca de 10 quilómetros do atual Noto, foi severamente danificada pelo terramoto e isso levou à decisão de abandoná-la.
A nova localidade, agora conhecida simplesmente como Noto, é uma obra-prima do barroco siciliano e um Património Mundial da UNESCO. No entanto, para aqueles interessados em descobrir uma antiga cidade medieval, Noto Antico é o lugar para estar.

Massa San Nicola
Massa San Nicola é outro exemplo emblemático de aldeias fantasmas na Sicília. Para todos os efeitos, esta cidade faz parte do município de Messina e – ao contrário dos outros casos tratados até agora – Massa San Nicola lentamente despovoou após a guerra. Suas origens são muito antigas, pois as evidências da sua existência remontam ao século XVIII.
A terra dos engenhos, no entanto, certamente não é esquecida. Há muitos projetos que permitem que você descubra a cidade e uma procissão é realizada aqui a cada 6 de dezembro em honra de São Nicolau.
Se quiseres dormir alguns dias na zona para descobrir esta área intocada da Sicília, aqui está onde procurar casas de férias em Messina.

Borgo Guttadauro
Borgo Guttadauro está localizado na província de Caltanissetta e, ao contrário das outras aldeias fantasmas sicilianas, a sua vida durou apenas cerca de quarenta anos. Perto da aldeia de Butera, esta aldeia foi construída durante o período fascista como uma colónia agrícola perto de Gela.
No entanto, o projeto original nunca foi concluído devido à guerra. Depois de várias tentativas de fazer a aldeia florescer novamente e depois de alguns períodos em que havia realmente alguns habitantes, a aldeia foi abandonada em 1983, quando os últimos habitantes deixaram suas casas. Hoje Borgo Guttadauro pode ser visitado, embora a negligência tenha deixado muitas das casas em ruínas.
Se você quiser dormir alguns dias na área para descobrir esta área intocada da Sicília, aqui está onde procurar casas de férias em Butera.

Cunziria
Cunziria, localizada perto de Vizzini, na província de Catânia, é outra cidade da Sicília para visitar que desperta grande interesse entre os fãs de lugares fantasma. A aldeia era muito florescente para a atividade de curtume, que envolvia toda a aldeia. No entanto, com o abandono dessa atividade produtiva, a população passou a migrar para outros lugares.
Hoje Cunziria parece um conjunto casas construídas de pedra, quase todas expostas ao sol. A cidade, pelas suas peculiaridades arquitetónicas e pela incrível paisagem que a cerca, é escolhida para sediar apresentações teatrais ou como cenário de filmagem, sem considerar o facto de que foi cenário das histórias de Giovanni Verga.
Apesar de despovoada, Cunziria é uma aldeia muito animada graças ao turismo. Descobre onde estão localizadas as casas de férias mais próximas.

Para poder comentar deves entrar na tua conta