Portugal foi eleito o segundo país mais engraçado do mundo num inquérito que avaliou estilos de humor em diferentes culturas.
Comentários: 0
Humor
Freepik

Um estudo internacional que analisou o estilo de humor de milhares de pessoas em diferentes países colocou Portugal no pódio da comédia global. Utilizando o reconhecido Questionário de Estilos de Humor (HSQ), a pesquisa avaliou como os cidadãos usam o humor para se relacionar, enfrentar desafios ou provocar — e os portugueses destacaram-se pelo uso inteligente, empático e bem-humorado da sua personalidade. Descobre porque Portugal foi considerado o segundo país mais engraçado do mundo.

Como funcionou o estudo?

Mais de 6.000 pessoas de 31 países participaram neste estudo, que utilizou uma versão adaptada do Questionário de Estilos de Humor, uma ferramenta de psicologia criada pelo Dr. Rod Martin.

Os participantes foram avaliados segundo a frequência com que recorrem a diferentes tipos de humor: afiliativo, de autoafirmação, agressivo e autocrítico. Este estudo revela o nível de sentido de humor das nações e, também, a forma como cada país usa o humor no dia a dia, por exemplo, para facilitar a comunicação com os outros ou para aliviar situações embaraçosas.

Quais são as nações mais bem-humoradas?

Porto
Diego Delso, CC BY-SA 4.0 Creative commons

A Chéquia ocupa o primeiro lugar. Conhecida pelo seu humor autocrítico, ironia mordaz e sarcasmo com timing perfeito, o seu estilo não é exagerado nem procura chamar atenção; é subtil, inteligente e surpreendente.

Portugal ficou em segundo lugar, graças a um sentido de humor nacional que mistura respostas rápidas e espirituosas com uma atitude gentil e provocadora, capaz de aliviar momentos de tensão. A Irlanda ocupa a terceira posição, com pontuações elevadas nos estilos de humor afiliativo e de autoafirmação, refletindo a fama dos irlandeses como grandes contadores de histórias, simpáticos e emocionalmente inteligentes.

Interpretação dos estilos de humor em Portugal

Humor
Freepik

Em Portugal, a prevalência de estilos de humor afiliativo e auto-reforçador revela muito sobre a forma como os portugueses se relacionam socialmente e enfrentam os desafios do quotidiano. 

O humor afiliativo, caracterizado por piadas e comentários que promovem a conexão e a harmonia entre as pessoas, fortalece os laços sociais e cria ambientes mais acolhedores. Já o humor auto-reforçador, que envolve rir de si próprio de forma construtiva e positiva, está associado a uma maior resiliência emocional, ajudando os indivíduos a lidar com o stress e as adversidades com leveza e equilíbrio. Estes estilos contribuem para um clima social onde o humor é uma ferramenta valiosa para o convívio e para o bem-estar emocional coletivo.

Apesar da imagem exterior de Portugal como um país mais sério e reservado, a realidade demonstra uma cultura de humor refinado, subtil e empático, capaz de desarmar tensões e criar proximidade. Internacionalmente, este tipo de humor adaptativo — que favorece a inclusão e o otimismo — está ligado a melhores indicadores de saúde mental e qualidade de vida

Top 10 dos países mais engraçados do mundo

Praga
Diego Delso, CC BY-SA 4.0 Creative commons

Num mundo cada vez mais interligado, o humor continua a ser uma linguagem universal que aproxima culturas e pessoas. Um recente estudo global analisou os estilos de humor de 31 países, revelando quais as nações que mais se destacam pelo seu sentido de humor. Eis o Top 10:

ClassificaçãoPaísContinente Pontuação média de "humor" (num total de 112)
1ChéquiaEuropa72,3
2PortugalEuropa71,4
3IrlandaEuropa71,2
4BélgicaEuropa71,1
5ChileAmérica do Sul71,1
5GréciaEuropa71,1
7AustráliaOceania71,0
8PolóniaEuropa70,8
9DinamarcaEuropa70,6
10HungriaEuropa70,5

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta