Veneza dá um passo rumo ao futuro com o seu primeiro táxi aquático 100% elétrico que navega sem ruído nem emissões.
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Taxi aquático em Veneza
Imagem do barco 'Lucietta' salonenautico.venezia.it

Veneza, a cidade onde a água faz de rua, acaba de atingir um marco na mobilidade sustentável com a apresentação da ‘Lucietta’, o primeiro táxi aquático 100% elétrico construído especialmente para navegar na complexa rede de canais da cidade. 

A embarcação foi oficialmente revelada no Salão Náutico de Veneza 2025 e representa um passo histórico na forma como se circula por esta cidade única. Descobre tudo o que precisas de saber sobre o primeiro táxi aquático elétrico das ruas de Veneza.

O primeiro táxi aquático elétrico

‘Lucietta’ é o nome do primeiro táxi aquático 100% elétrico, construído especialmente para a cidade de Veneza. A lancha, desenvolvida pelo grupo suíço Repower, em colaboração com o estúdio italiano Nauta Yachts e os estaleiros Serenella, de Murano, foi oficialmente apresentada no Salão Náutico de Veneza 2025, que decorreu de 29 de maio a 2 de junho.

Após a sua estreia perante o público e a imprensa, a ‘Lucietta’ terá a sua primeira grande missão operacional durante o 82.º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que se realizará de 27 de agosto a 6 de setembro. Nessa ocasião, a embarcação transportará celebridades, cineastas e convidados especiais desde o centro histórico até à ilha do Lido.

Veneza
Pixabay

Características técnicas da ‘Lucietta’

Por detrás do design elegante e silencioso da ‘Lucietta’ está uma engenharia pensada para o ambiente único da lagoa veneziana. Estas são as principais especificações técnicas:

  • Dimensões adaptadas: comprimento de 9,30 metros, largura de 2,25 metros e profundidade de 2,10 metros.
  • Motor elétrico de alto desempenho: equipado com um motor de 200 kW, potente e silencioso.
  • Bateria de longa duração: bateria de iãos de lítio com capacidade de 180 kWh, garantindo autonomia para um dia inteiro de serviço.
  • Velocidade máxima: pode atingir os 30, embora esteja otimizada para velocidades entre os 7 e os 20 km/h.
  • Capacidade para passageiros: pode transportar até 14 pessoas, ideal para serviços turísticos e transfers de hotéis.
  • Navegação sem emissões nem ruído: o seu funcionamento elétrico elimina o ruído do motor, as vibrações e as emissões poluentes.

Como foi construída a ‘Lucietta’?

A embarcação foi desenvolvida pelo grupo suíço Repower, em colaboração com o estúdio de design Nauta Yachts e o estaleiro Cantiere Serenella. O casco foi construído em fibra de carbono, garantindo leveza e rigidez estrutural, enquanto as superfícies visíveis e os conveses são em madeira, respeitando a estética tradicional dos táxis venezianos. 

Além disso, foram integrados elementos de vidro reciclado, provenientes das fábricas de vidro de Murano, em parceria com a start-up Rehub.

Vidro reciclado
Murray Foubister, CC BY-SA 2.0 Creative commons

Como circular em Veneza?

Em Veneza, a mobilidade faz-se, naturalmente, através das embarcações. Os táxis aquáticos são uma parte essencial do transporte urbano: são lanchas privadas motorizadas que funcionam como os táxis convencionais, mas sobre a água.

Rápidos, confortáveis e com preços elevados, são utilizados sobretudo para transfers para o aeroporto, hotéis ou deslocações entre ilhas. A seguir, um resumo de como funciona atualmente o transporte aquático em Veneza:

  • Táxis aquáticos tradicionais: embarcações privadas que se podem solicitar por telefone ou em pontos específicos. Oferecem um serviço para pequenos grupos (normalmente entre 6 a 10 pessoas) e os preços são comparáveis aos de um carro com motorista;
  • Vaporettos (autocarros aquáticos): são a forma mais comum de transporte público, tanto para residentes como para turistas. Têm rotas fixas, paragens definidas e horários regulares, tal como os autocarros em terra;
  • Gôndolas: apesar de serem um símbolo de Veneza, atualmente as gôndolas são usadas quase exclusivamente para passeios turísticos e atividades recreativas. Para residentes e portadores do cartão IMOB o custo é de 0,70 cêntimos e para outros passageiros 2,00 euros.
  • Embarcações privadas: além das lanchas particulares, Veneza conta com veículos aquáticos dedicados a tarefas logísticas, como transporte de mercadorias, mudanças, recolha de resíduos, entre outras.
Vaporetto
Abxbay, CC BY-SA 4.0 Creative commons

Viver em Veneza

Viver em Veneza é mergulhar diariamente num cenário de sonho, onde a água substitui as ruas e os barcos são o principal meio de transporte. A cidade oferece uma experiência cultural, com a sua arquitetura renascentista, praças repletas de história e um ambiente artístico que inspira a cada esquina.

Atualmente, o preço médio do metro quadrado em Veneza ronda os 4.642 euros, refletindo a elevada procura por esta cidade. Se estás a considerar viver em Veneza, esta é a oferta de imóveis disponível neste momento:

Veneza
Pixabay

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