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Turismo: Governo "vende" Portugal online

Portugal está online. É desta forma, apostando na internet e nas suas valências, que o Turismo de Portugal (TdP) está a fazer a promoção internacional do país. Nesse sentido, foi alterada, em 2013, a forma de promover o destino Portugal. Até então, as campanhas eram essencialmente offline (publicidade exterior e imprensa), um cenário que mudou. Agora, as campanhas são totalmente online e os resultados começam a aparecer.

No primeiro trimestre de 2014, as receitas turísticas subiram 5,9% para os 1,56 mil milhões de euros, face ao período homólogo. Isto apesar de em 2014 a Páscoa ter ocorrido apenas em abril. O número de turistas cresceu 7,1% para os 1,29 milhões e o número de dormidas cresceu 5,3% para os 4,5 milhões. Estes dados do TdP, revelados esta segunda-feira na apresentação da estratégia de promoção internacional do destino Portugal, deixam antever que a aposta na divulgação/promoção online do destino Portugal está a ser bem-sucedida.

Durante a apresentação, João Cotrim de Figueiredo, presidente do TdP, revelou que foram feitas mais de 400 campanhas exclusivamente online feitas à medida de 13 mercados alvo (Alemanha, Brasil, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Itália, Polónia, Reino Unido, Rússia, Suécia, EUA) que representam 11 idiomas. A campanha está centrada nos meios Google (Google AdWords e Google Display), YouTube, Facebook e em sites específicos de alguns mercados, conduzindo depois o tráfego gerado nestes canais para o portal www.VisitPortugal.com e para as suas redes sociais. 

“A estratégia de comunicação internacional permite agora acompanhar os consumidores nas várias fases do ciclo de decisão: na fase do ‘sonho’ em que o objetivo é estimular a vinda a Portugal através de conteúdo motivacional; na fase do “planeamento”, canalizando o visitante para o portal VisitPortugal; e nas fases de experiência em que se incentiva a recolha e partilha de testemunhos sobre o destino”, lê-se no comunicado relativo à apresentação da estratégia de promoção internacional do destino Portugal.

Portugal não teria ganho "grande coisa" ao apostar mais cedo no online

O presidente do Turismo de Portugal (TdP), João Cotrim de Figueiredo, reconhece que a aposta na promoção online do destino Portugal podia ter sido feita mais cedo, mas adianta que o país não teria ganho “grande coisa com isso”. “Esta aposta no online podia ter vindo mais cedo, mas prefiro concentrar-me naquilo que podemos fazer agora, nessa ótica de recuperação de tempo, se é que isso é verdade. Mas não vejo ninguém que esteja milhas à nossa frente”, disse, em declarações ao idealista News.

Pires de Lima enaltece aposta online 

“A estratégia de promoção está a dar bons resultados”, disse o Ministro da Economia, António Pires de Lima, que também marcou presença no evento. 2013 foi um ano recorde do turismo em Portugal – registaram-se 14,4 milhões de turistas (+4,2% que em 2012) e 41,7 milhões de dormidas (+5,2% que em 2012) e as receitas atingiram os 9,2 mil milhões de euros (+7,5% do que em 2012). O trabalho que está a ser feito é para promover Portugal com menos recursos, mas usados de forma muito mais eficaz”, frisou. 

Segundo o governante, “é importante que a estratégia de promoção do turismo de Portugal seja imune às decisões arbitrárias ou voluntaristas de governantes ou membros do Governo”. “Difícil é o que estamos a fazer, que é ser seletivos. Escolher os eventos que devem ser apoiados do ponto de vista público em função de uma lógica, e de uma lógica independente de quem esteja no Ministério”, concluiu.

Números/dados/curiosidades a ter em conta

- 91% dos turistas revelam a intenção de voltar a Portugal nos próximos três anos, segundo o Estudo de Satisfação do Turista (2013)

- 40% das pessoas que viajam são influenciadas pelo que leem nas redes sociais quando estão a planear férias 

- 50% das pessoas baseiam a sua escolha e planeamento de acordo com experiências de outras pessoas

- 24 dias é o período médio que dura a tomada de decisão do destino de férias 

- 143 minutos é o tempo médio gasto em pesquisas de destinos de férias 

- 21,6 sites é o número médio de sites que são visitados por cada consumidor durante a pesquisa de férias

- 55 pesquisas é o número médio feito ao longo do processo de pesquisa

 

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