Com paisagens a perder de vista, são vários os locais com histórias para conhecer: estas 5 aldeias portuguesas são quase secretas.
Comentários: 0
aldeias
Pixabay

Quem não gosta de se escapar e ir para o silêncio do campo? O desejo é ainda maior para os que passam os dias no ruído do trânsito e da cidade. Numas férias ou num fim de semana, podes optar por viajar para uma aldeia. Todas estas são aldeias bonitas que te vão oferecer momentos de tranquilidade e dias de aprendizagens. Tu é que escolhes se te apetece descansar e desfrutar do silêncio ou caminhar e explorar cada lugar.

Muitos citadinos sonham em viver no campo e existem zonas rurais incríveis no nosso Portugal. Outros não partilham desse sonho mas, muitas vezes, há uma enorme vontade de fazer umas escapadinhas em busca da tranquilidade e do encontro com a natureza – e nada melhor que uma aldeia.
 

Explorar a história na Aldeia de Monsanto

Se além de desfrutar do descanso e do silêncio, pretendes mergulhar na história de Portugal, visitar a aldeia histórica de Monsanto é uma boa opção. Situada no concelho de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, esta não se trata de uma aldeia desconhecida, mas de uma aldeia histórica de Portugal. Esta aldeia que, em 1938, foi denominada como a “aldeia mais portuguesa de Portugal”, é um lugar com muitas histórias para contar.

Aldeia Velha de Monsanto
wikimedia_commons
Apaixona-te por Monsanto com visitas ao Castelo de Monsanto, à Capela de São Miguel e à Igreja Matriz de São Salvador. Um pouco mais longe, a quase vinte minutos de carro, chegas ao Pelourinho de Idanha-a-Velha. Ao fazeres esta viagem podes também decidir visitar as redondezas e explorar cada canto para conhecer a sua beleza e história.

A Aldeia de Monsanto é um dos locais onde foram realizadas as filmagens da série Game Of Thrones. Conhece tudo sobre a aldeia de Monsanto.
 

Perderes-te nos encantos da natureza na Castanheira da Serra

A Castanheira da Serra pertence à freguesia de Fajão e situa-se no concelho de Pampilhosa da Serra, no Distrito de Coimbra.

Localizada no vale da Serra do Açor, esta aldeia alegra os corações com a sua beleza. Vais encantar-te pelo espaço verde e pela calmaria. Aqui encontras a Fonte da Palaia, uma pequena fonte, situada no meio da natureza. Um local onde permite que te sentes nos bancos a apreciar o que te rodeia, a ouvir o som dos pássaros e da água.

Fraga da Pena
wikimedia_commons
Os encantos estendem-se pelas redondezas, pelo que se vais para estes lados, prepara-te para explorar. A 21 minutos de carro, encontras a Mata da Margaraça onde está a Fraga da Pena, uma cascata maravilhosa que te vai deliciar o olhar e fazer-te relaxar com o som da água a cair.

Próximo desta bela aldeia (a 32 minutos de carro), situa-se a aldeia histórica do Piódão. Esta é uma das aldeias históricas de Portugal e é também conhecida como a aldeia presépio.
 

Viajar para o passado na Aldeia de Castelo Bom

A aldeia de Castelo Bom é uma aldeia histórica localizada no concelho de Almeida, no distrito da Guarda.

Aqui podes visitar o monumento Castelo Bom, a Igreja de Nossa Senhora de Assunção, Pelourinho de Castelo Bom, entre outros.

Aldeia
Pxhere
Nesta bela aldeia podes aprender muito sobre a história de Portugal. Um lugar que vale a pena explorar, conhecer os cantos e os espaços que contam histórias. Tens ainda o privilégio de apreciar o Rio Côa.

Próximo desta aldeia, encontra-se a Aldeia de São Sebastião onde podes alojar-te nos bungalows do local e também conhecer a povoação.

Sentir o aroma do mar na Aldeia da Carrapateira

A Aldeia da Carrapateira situa-se no Algarve, no concelho de Aljezur. Próximo desta aldeia, está a Praia da Bordeira, pelo que, para quem gosta de uns belos dias passados no campo, junto ao mar, esta é a aldeia ideal. Esta praia é dotada de uma beleza incrível e é muito espaçosa. É uma das praias escolhidas pelos que praticam surf.

Praia da Bordeira
wikimedia_commons
Ao visitares este lugar, podes ir ao Museu do Mar e da Terra da Carrapateira. Visita também as ruínas do Forte da Carrapateira, um monumento militar, onde lá dentro, encontras a Igreja Matriz Carrapateira. Perto da Carrapateira localiza-se a Aldeia da Bordeira.

Desfrutar da beleza da Aldeia de Safira

Se decidires aproveitar a beleza vinda da Aldeia de Safira, lembra-te que vais numa descoberta e numa viagem para explorar. A Aldeia de Safira é uma aldeia abandonada e há muito que não é habitada.

Este lugar maravilhoso está localizado no Alentejo e pertence ao concelho de Montemor-O-Novo. Claro que, nesta visita, não há um alojamento, por isso, fica numa estadia por perto e durante o dia explora este tesouro alentejano.  

Aldeia abandonada
Pxhere
Na Aldeia de Safira encontras as ruínas de edifícios, muita natureza e até um lago. Afirma-se que deixou de ser habitada em 1930 e caiu no abandono em 1965, desse modo, visitar esta aldeia isolada é como abraçar a história.

Cada aldeia tem a sua beleza e peculiaridade. Histórias, locais únicos e encantos sem fim são algumas das dádivas que o nosso Portugal nos oferece e que tem tanto para ser explorado. Para mais aventuras, confere também os 10 recantos e locais secretos de Portugal para descobrir.

Também existem aldeias submersas que, com a seca, começaram a submergir. Conhece as aldeias ibéricas submersas que estão a reaparecer.

Ver comentários (0) / Comentar