Localizada perto de Vic, na Catalunha, a aldeia de Sant Romà de Sau foi submersa e agora a sua igreja é vista durante as secas.
Comentários: 0
sant roma de sau
Josep Enric, CC BY-SA 2.0 Flickr

Poucas igrejas têm as particularidades que a Sant Romà de Sau apresenta. Situada na Catalunha, perto da cidade de Vic, foi submersa pela construção de uma albufeira em meados do século XX. Hoje, tem a honra de ser a igreja submersa mais antiga do mundo.

História de Sant Romà de Sau

A história da igreja de Sant Romà de Sau começa no século XI, quando foi erguida como parte da pequena cidade com o mesmo nome que floresceu na região. Esta cidade, como muitas outras na Catalunha durante a Idade Média, centrava-se em torno da sua igreja, de arquitetura românica lombarda.

No século XX, foi tomada a decisão de construir o reservatório de Sau no rio Ter para abastecer de água a crescente população de Barcelona. Este projeto envolveu a inundação do vale onde a cidade se encontrava, submergindo tudo o que ali se encontrava, incluindo a igreja.

Apesar do fim trágico da cidade, a igreja não foi demolida, permitindo que a sua torre sineira permanecesse visível acima da água. Hoje em dia, quando infelizmente há uma seca, pode ser vista acima da água.

pantano de sau
DagafeSQV, CC BY-SA 3.0 Wikimedia commons

O que aconteceu à Vila do Pântano Sau?

O reservatório de Sau tem agora 62 anos. Na altura em que o reservatório foi criado, a área submersa tinha poucos habitantes, exceto a igreja e algumas casas de quinta. Os seus poucos habitantes foram transferidos para Vilanova de Sau, um pouco mais a sul, que hoje conta com pouco mais de 300 habitantes.

Se se pergunta como está o reservatório de Sau hoje em dia, este teve secas severas nos últimos anos que deixaram a igreja completamente exposta, embora felizmente as chuvas de outono de 2024 tenham trazido uma melhoria geral ao nível do reservatório de Sau.

Como chegar a Sant Romà de Sau

Para os interessados ​​em explorar este destino fascinante, chegar a Sant Romà de Sau é relativamente fácil a partir de Barcelona ou Girona.

  • De carro: A partir de Barcelona, ​​apanhar a C-17 em direção a Vic. Uma vez lá, seguir as indicações para Vilanova de Sau numa viagem que demorará pouco mais de uma hora, o mesmo que a partir de Girona.
  • De transportes públicos: Pode apanhar um comboio de Barcelona para Vic. Existem autocarros que o levarão para Vilanova a partir de Sau, embora seja aconselhável verificar os horários com antecedência.
  • Trilhos para caminhadas: Para os amantes de caminhadas, existem vários percursos que permitem desfrutar da paisagem natural até chegar à albufeira.
pantano de sau
Josep Bracons, CC BY-SA 2.0 Flickr

Viver em Vilanova de Sau

Vilanova de Sau é hoje o concelho que engloba esta joia submersa. É uma cidade da região de Osona, na província de Barcelona. Oferece uma qualidade de vida excecional, combinando a tranquilidade de um ambiente rural com a proximidade de grandes centros urbanos, como Vic.

Viver aqui significa desfrutar de uma paisagem natural única, onde a albufeira de Sau e a igreja submersa se tornam protagonistas indiscutíveis. Além da beleza natural, o local oferece uma variedade de atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo e desportos aquáticos.

pantano de sau
Pantano de Sau / Jordi Domènech, CC BY 2.0 Wikimedia commons

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta