Portugal orgulha-se de um património religioso de rara beleza, com igrejas, capelas e santuários que espelham a diversidade arquitetónica e histórica do país.
Com 88 anos, o Papa Francisco foi o segundo Papa mais idoso da história a ocupar o cargo. Apenas outro Papa atingiu uma idade superior à do Sumo Pontífice argentino, cujo nome era Jorge Mario Bergoglio.
Desde o início do papado, a maioria dos Papas (217 no total) são provenientes da atual Itália, o que destaca o papel central de Roma na história da Igreja Católica, como se mostra nesta imagem realizada pelo The World in Maps.
O Papa Francisco morreu esta segunda-feira (21 de abril de 2025), aos 88 anos. O anúncio foi feito pela Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano. Francisco, recorde-se, sofria de vários problemas de saúde. Foram 12 anos de papado.
Existem muitas igrejas por toda a Espanha, mas poucas têm as particularidades que Sant Romà de Sau apresenta. Situada na Catalunha, perto da cidade de Vic, foi submersa pela construção de uma albufeira em meados do século XX. Hoje, tem a duvidosa honra de ser a igreja submersa mais antiga do mundo.
Existem muitos lugares mágicos neste planeta e Lalibela, nas montanhas da Etiópia, tem uma aura especial com as suas 11 igrejas escavadas no subsolo. Lalibela é um local de culto e peregrinação. Todos os anos visitam-na milhares de peregrinos cristãos ortodoxos de todo o país, que percorrem quilómetros para chegar às montanhas que albergam este lugar avassalador, para celebrar as férias do Natal ou da Páscoa.
As igrejas, ao longo da história, têm desempenhado papéis cruciais nas culturas e religiões do mundo, servindo como locais de culto, símbolos arquitetónicos impressionantes e centros de fé.
O presidente da Câmara de Lisboa assegurou esta sexta-feira (10 de fevereiro de 2023) que foi “sem pedir qualquer indemnização” que a Mota-Engil, empresa contratada para a construção do altar-palco no Parque Tejo, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), aceitou a alteração do projeto.
O custo do altar-palco da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa foi reduzido de 4,2 milhões para 2,9 milhões de euros (+ IVA), anunciou esta sexta-feira (10 de fevereiro de 2023) o município, sublinhando que “até 25 milhões” do investimento camarário no evento “ficarão na cidade”.
A realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, em agosto, terá um custo de pelo menos 161 milhões de euros, segundo as estimativas apresentadas pela Igreja Católica, pelo Governo e pelos municípios de Lisboa e Loures.
Até há pouco tempo, as igrejas eram os principais edifícios de uma cidade. A sua construção, feita com materiais da melhor qualidade, e a sua função de culto, tem sido a razão pela qual se conserva até hoje em melhor ou pior estado.
A Europa em geral é um território repleto de igrejas e outros edifícios dedicados ao culto. Sejam dedicados aos fiéis cristãos católicos ou a uma das muitas variantes que surgiram nas diferentes cismas que o cristianismo experimentou nos tempos medievais e modernos.
Uma construtora da zona de Setúbal, a Pb-Sociedade Imobiliária Lda, arrematou a igreja do Convento de São Francisco de Bragança, um imóvel classificado como “monumento” que foi leiloado para pagamento de uma dívida a um empreiteiro.
A igreja do Convento de São Francisco, em Bragança, está a ser leiloada por uma dívida de restauro do local de culto integrado num dos mais emblemáticos edifícios da cidade, classificado como Monumento de Interesse Público. O leilão termina esta terça-feira (25 de janeiro de 2022).
O projeto de recuperação e valorização da Sé de Lisboa, incluindo o seu núcleo arqueológico, deve estar concluído no terceiro trimestre do próximo ano, garantiu o diretor-geral do Património Cultural, João Carlos Santos.O responsável deu esta garantia na conferência de imprensa, realizada no in
A reabilitação da Igreja de São José dos Carpinteiros, em Lisboa, uma intervenção da autoria do Atelier RA Rebelo de Andrade Studio, foi distinguida com o Prémio Gulbenkian Património – Maria Teresa e Vasco Vilalva.
Esta impressionante igreja, localizada em Sopuerta (Biscaia, Espanha) foi construída por volta de 1530, definhou em ruínas até que seu atual proprietário descobriu o seu potencial e recentemente a reconstruiu, transformando-a numa casa de sonho.
Pelos caminhos de Itália encontram-se casas à venda por um euro nas várias localidades que aderiram à iniciativa. O que não é tão comum é encontrar à venda uma pequena aldeia.
A ponta de uma antiga torre sineira emergiu das águas de um lago. Parece impossível de acreditar, mas é verdade. Este é o cenário, quase lendário, que pode ser admirado às margens do Lago Resia, em Trentino Alto-Adige (Itália).
As celebrações de batismos, crismas e casamentos vão ficar suspensas ou adiadas durante o novo confinamento geral, que começa esta sexta-feira (15 de janeiro de 2021) e deverá durar, pelo menos, um mês. Trata-se de uma decisão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) tomada na sequêcia “da gravíssima situação de pandemia” que Portugal vive.
A Igreja de São Pedro e São Paulo, que é conhecida como Igreja dos Inglesinhos – está inserida no condomínio de luxo Convento dos Inglesinhos, no Bairro Alto, em Lisboa –, foi comprada por um investidor francês que pretende reconvertê-la para fins residenciais e ficar com o imóvel para “seu património particular”. Em causa está um negócio avaliado em 1,5 milhões de euros.
A pandemia do novo coronavírus está a ter impacto em toda a sociedade, e a religião não é exceção: as missas públicas foram suspensas, as catequeses adiadas e os funerais amputados de cortejos e pessoas, por exemplo. O Covid-19 abre a porta, no entanto, a uma oportunidade, a da Igreja se tornar verdadeiramente comunitária.
A fé é uma das forças mais poderosas do mundo. Basta olhar para as milhares de pessoas que se juntam para participar em eventos religiosos, independentemente das crenças que tenham.
A ideia, que está a ser trabalhada com o Governo, é transformar parte do património imobiliário da Igreja - como os edifícios de antigos seminários e dioceses - em residências universitárias, de forma a aumentar a oferta de camas para estudantes deslocados de casa. Esta iniciativa surge depois do plano de transformação das prisões.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever