Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Euribor: fórmula de cálculo vai mudar em 2016

Autor: Redação

método de cálculo da Euribor vai mudar a 4 de julho do próximo ano. Os valores do indexante passarão a ser calculados com base nas transações reais efetuadas entre os bancos que fazem parte do painel da Euribor, em vez de terem como base as estimativas dos bancos para os custos do financiamento interbancário.

objetivo é que, segundo conta o o Diário Económico, após os casos de manipulação desta taxa, a Euribor seja mais transparente, com as autoridades europeias a criarem diretrizes mais apertadas para o seu cálculo.

A entidade responsável pela determinação e divulgação dos valores da Euribor, o Instituto Europeu de Mercados Monetários (EMMI), admite que a nova metodologia trará uma maior volatilidade da Euribor e que deverá ter um impacto de até nove pontos base no valor da taxa, segundo simulações feitas em 2012 e 2013 em cooperação com o BCE.

No entanto, o secretário-geral da EMMI, Guido Ravoet, considera que esse impacto poderá ser menor e que o efeito nas prestações dos créditos à habitação será limitado.

“Iremos fazer novas simulações no segundo trimestre de 2016 e penso que temos agora um ambiente mais estável e que o impacto poderá ser inferior a nove pontos base”, revelou ao Diário Económico, frisando que “o impacto no crédito à habitação pode ser resolvido”.

“[As simulações] mostraram uma maior volatilidade nos valores da Euribor, para os créditos à habitação o valor é calculado com a média mensal [o que permite diluir os efeitos da volatilidade], contou.