
Comprar casa em Lisboa é cada vez mais caro. O preço do m2 na capital está avaliado pelos bancos em mais de 2.115 euros m2, quase o dobro da média nacional. Em três anos, o valor do m2 aumentou mais de 300 euros e os preços já anularam a queda expressiva registada durante a crise financeira.
Segundo o Jornal de Negócios, que se apoia em dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em maio, os bancos avaliaram as casas, para efeitos de crédito à habitação, em 2.115 euros por m2. Trata-se do valor mais elevado desde há registos, ou seja, desde janeiro de 2011. E mais: é quase o dobro da média nacional (1.111 euros por m2). De referir ainda que desde 2014 a avaliação bancária em Lisboa já aumentou 18,49%, o equivalente a 330 euros por m2.
"Por um lado, Lisboa tem mais procura que oferta, o que valoriza os imóveis disponíveis no mercado, e tratando-se de uma capital, a habitação tem sempre preços mais elevados comparando com as outras cidades, é assim em Portugal como no resto do mundo”, referiu Miguel Poisson, diretor geral da imobiliária ERA, citado pela publicação.
Uma opinião partilhada por Ricardo Sousa, CEO da Century 21: “Nos últimos anos registou-se na cidade de Lisboa uma transformação imobiliária relevante com a transição de muitos edifícios de habitação e escritórios para utilização turística, tanto hotéis como Alojamento Local”.
De acordo com o INE, as compras de imóveis ascenderam a 4,3 mil milhões de euros no primeiro trimestre do ano, sendo que metade deste valor é relativo à Área Metropolitana de Lisboa.
“No caso de Lisboa, ainda poderá haver alguma margem de progressão nos preços enquanto não forem colocados mais imóveis no mercado através de projetos de reabilitação de alguma dimensão e/ou de novas construções nos poucos terrenos que ainda existem na capital”, alertou Miguel Poisson.
Para poder comentar deves entrar na tua conta