Comentários: 1
dl_a01046996_2
GTRES

Duas das maiores imobiliárias nacionais, a ERA Portugal e a Century 21, revelaram estar a preparar terreno para aderirem ao estatuto de intermediários de crédito, mediante o qual vão poder intermediar o processo de contratação de empréstimo para a compra de casa entre os seus clientes e a instituição financeira que disponibiliza o financiamento.

O diploma do novo regime de acesso à intermediação de crédito foi publicado em julho de 2017, tendo entrado em vigor no início deste ano. O documento em causa criou três categorias de intermediários de crédito: vinculados, independentes e a título acessório (categoria na qual se inserem as mediadoras imobiliárias). Na prática, as imobiliárias já prestavam este tipo de serviço, mas de forma informal. Agora, e com as novas regras, a legislação reconhece-lhes esse papel.

Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal, disse ao jornal ECO que “a decisão de aderir a este regime foi imediata”. “Estamos na fase final da inscrição das nossas lojas, e dos nossos especialistas, junto do Banco de Portugal (BdP), aguardando apenas a validação dos processos”, acrescentou. De recordar que todas as entidades que pretendam atuar como intermediárias de crédito têm de ver o BdP dar-lhes a respetiva autorização. Neste caso, as imobiliárias terão de requisitar o estatuto de intermediário de crédito a título acessório.

A ERA Portugal também vai aderir ao regime, ainda que o processo esteja ligeiramente mais atrasado. João Pedro Pereira, da Comissão Executiva da imobiliária, adiantou à mesma publicação que “a ERA e as agências ERA irão em breve solicitar a adesão ao novo regime de intermediários na concessão de crédito à habitação”, justificando o atraso no pedido de adesão formal com “o cumprimento de requisitos formais que estão em fase de concretização”.

As imobiliárias estarão ainda sujeitas a várias regras. Terão de publicitar de forma clara os bancos para os quais prestam esse tipo de serviço e provar que têm competência para informar os clientes sobre as características do crédito, podendo mesmo ter de fazer formações para cumprir com esses requisitos. Além disso, as entidades que tenham acordos com instituições que concedem crédito não podem cobrar comissões aos clientes, apenas o podem fazer ao banco com o qual têm acordo.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

geral
10 Agosto 2018, 13:06

ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO
ESTAS EMPRESAS NÃO SÃO IMOBILIÁRIAS, SÃO FRACHISINGS. NÃO DETURPEM E NÃO MINTAM.
PARA SER IMOBILIÁRIA TEM QUE TER (AMI) E ESTAS EMPRESAS NÃO SÃO MAIS QUE OPORTUNISTAS A GANHAR DINHEIRO COM O TRABALHO DE CONSULTORES IMOBILIÁRIOS DE PEQUENAS IMOBILIÁRIAS E A ESTRAGAR O NEGÓCIO A OUTRAS IMOBILIÁRIAS QUE NÃO QUEIRAM ENTRAR NESTA VIGARICE.

Para poder comentar deves entrar na tua conta