AIB foi multado em 96,7 milhões por recusar conceder empréstimos com taxas de juro variáveis indexadas às taxas diretoras do BCE.
Comentários: 0
Crédito habitação na Irlanda
Photo by Jaye Haych on Unsplash

O banco irlandês Allied Irish Banks (AIB) foi multado em 96,7 milhões de euros pelo regulador do país por recusar disponibilizar créditos habitação com taxas de juro variáveis indexadas às taxas diretoras do Banco Central Europeu (BCE), que tem estado em terreno negativo nos últimos anos – só recentemente voltaram a subir. Foram 12.845 os clientes do AIB prejudicados com esta decisão. Destes, 53 perderam as casas por não conseguirem cumprir os pagamentos, aos quais acrescem 84 clientes do banco EBS, uma subsidiária do AIB.

Segundo o Expresso, que cita a Reuters, trata-se de uma multa recorde, duplicando a penalização mais alta anteriormente imposta a uma instituição bancária. No total, as multas relativas a esta questão na Irlanda ascendem a 178 milhões de euros, afetando todos os bancos do país, que recusaram oferecer créditos habitação indexados às taxas de juro diretoras do BCE.

As instituições bancárias irlandesas já pagaram cerca de 730 milhões de euros em indemnizações a cerca de 40 mil clientes que não puderam recorrer a um produto que deixou de ser disponibilizado com o início da crise financeira que também afetou o país no final da década de 2000, escreve a publicação. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta