
A Euribor já está a descer há vários meses, antecipando o alívio da política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que se confirmou na quinta-feira, dia 6 de junho. Mas, ainda assim, as famílias portuguesas continuam a contratar mais créditos habitação a taxa mista, que atingiram o peso recorde de 75% nos novos contratos em abril. Esta é uma tendência que surge numa altura em que muitos bancos continuam a oferecer taxas mistas mais baratas que as taxas variáveis e indexadas à Euribor. Um deles é o Millennium bcp, que dá descontos no spread durante dois anos. Explicamos tudo no crédito habitação do mês de junho.
Há vários movimentos no mercado hipotecário em Portugal que estão a antecipar a redução das taxas diretoras pelo BCE – o primeiro corte de 25 pontos base foi decidido na reunião da passada quinta-feira, dia 6 de junho, e são esperados mais alívios ao longo do ano. Estas são algumas tendências já sentidas:
- Euribor está a descer há vários meses, ainda que ligeiramente, reduzindo o custo dos créditos habitação a taxa variável;
- Taxas mistas no crédito habitação têm vindo a ser reduzidas apenas nos primeiros anos do contrato.
Isto quer dizer que, numa altura em que a Euribor continua elevada (apesar dos recentes recuos), há vários bancos que continuam a melhorar as condições dos créditos habitação a taxa mista, baixando os juros nos primeiros anos do contrato, de forma a atrair mais clientes. De notar que a taxa mista fixa a prestação da casa durante um primeiro período, dando estabilidade aos orçamentos familiares. Depois, segue um período de taxa variável e indexada à Euribor.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal.
Crédito habitação a taxa mista: uma opção mais barata no curto prazo
Um dos bancos que está a oferecer soluções de crédito habitação a taxa mista mais acessíveis é o Millennium bcp. Em concreto, o banco está a devolver os juros cobrados durante os dois primeiros anos do contrato, um valor que corresponde ao spread contratado. Esta é uma condição válida para os novos créditos da casa aprovados até ao último dia de junho e contratados até dia 31 de julho deste ano, com vendas associadas facultativas e com conta à ordem no banco.
Portanto, quem pretender comprar uma habitação própria e permanente pode obter até 90% de financiamento do valor de aquisição ou avaliação (o menor dos dois) a pagar durante 40 anos e até aos 75 anos de idade (ou limites definidos pelo Banco de Portugal).
Quanto aos juros, a família paga nos dois primeiros anos uma taxa de juro de 3,10% + spread. Mas neste período fixo, “a prestação a pagar terá a dedução do juro correspondente ao spread contratado para o período de taxa variável”, explicam na página do banco. Depois dos dois anos, o crédito habitação passa a taxa variável, sendo que os juros são calculados somando a Euribor contratada ao spread que começa nos 0,75%, com bonificação máxima. A TAEG começa nos 5,30% com vendas associadas facultativas.
Importa saber que o Millennium bcp dá várias soluções de vinculação, não se centrando apenas na domiciliação do ordenado ou na contratação dos seguros de vida e multirriscos através do banco, para a obtenção da máxima bonificação no spread do crédito habitação, tais como utilização de cartões ou domiciliação de pagamentos domésticos.

Taxa mista atinge recorde em Portugal nos novos contratos
A adesão à taxa mista nos novos créditos habitação em Portugal tem vindo a ser cada vez mais forte. Tanto assim é que os empréstimos habitação a taxa mista representaram em abril o peso recorde de 75% do total contratualizado nesse mês para a compra de habitação própria e permanente.
“Este é o valor máximo desde o início da série estatística, em dezembro de 2021”, destaca o BdP. Recorde- que as taxas mistas pesavam 16% do montante de novas operações de crédito para habitação própria e permanente em dezembro de 2022.
A maior procura dos novos contratos de crédito habitação com taxa mista tem-se refletido na alteração de composição do stock de empréstimos para habitação. No final de abril, a taxa mista passou a representar 22% do total de créditos habitação em vigor em Portugal. Um ano antes, pesava apenas 7%.
Para poder comentar deves entrar na tua conta