A garantia pública no crédito habitação para jovens já está operacional. E apenas alguns dias depois de ter disponibilizado esta medida, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) já diz sentir uma “elevada” procura por jovens que querem comprar casa com financiamento bancário a 100%.
No banco público, a garantia pública está disponível desde 31 de dezembro, estando-se já a sentir uma “elevada” procura por jovens, segundo disse fonte oficial citada pelo ECO. As primeiras escrituras com a garantia do Estado até 15% do valor da transação deverão ser realizadas nas próximas semanas.
Para conceder a garantia pública, a CGD tem disponíveis 257,2 milhões de euros, sendo o segundo banco com maior quantia atribuída estando apenas atrás do Santander (259 milhões), segundo revelou o despacho do Ministério das Finanças. Esta quantia poderá ser reforçada, se necessário.
Recorde-se que “a garantia pessoal do Estado destina-se a viabilizar a concessão de crédito para a primeira aquisição de habitação própria permanente a jovens até aos 35 anos, podendo dela beneficiar os mutuários e as operações que reúnam, cumulativamente, um conjunto de requisitos”, lê-se numa nota do site da CGD com perguntas e respostas sobre este novo apoio.
Mas mesmo que se verifiquem todos os requisitos de elegibilidade à garantia pública, a CGD não é obrigada a conceder o empréstimo. Isto porque “a verificação dos requisitos de elegibilidade não prejudica a livre decisão de concessão ou não concessão do crédito, nomeadamente quanto à avaliação da taxa de esforço dos mutuários, com base na habitual análise de risco de crédito”, explicam ainda.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta