
Ao contrário do que se possa pensar, quem compra casas de luxo em Portugal também recorre a financiamento bancário. A procura por crédito habitação para a aquisição de casas premium está mesmo a aumentar no nosso país, com os portugueses a representar a maioria dos pedidos. Quem o diz é Miguel Cabrita, responsável pelo idealista/créditohabitação em Portugal, em entrevista.
“Temos sentido um incremento na procura de crédito habitação - e isso não é exceção no segmento de luxo. A maioria são portugueses, mas o peso relativo dos estrangeiros na categoria de luxo está a aumentar”, com destaque para quem vem dos EUA, começa por explicar Miguel Cabrita, antecipando que se vai continuar a assistir a um “dinamismo no mercado imobiliário de luxo” em 2025.
Muitas destas famílias que recorrem a crédito habitação de luxo procura percentagens de financiamento elevadas (acima de 70%). E há uma explicação simples: “O crédito habitação é um empréstimo ‘barato’, permitindo alocar o capital a outros projetos onde o preço do financiamento pode ser superior”, clarifica Miguel Cabrita, responsável pelo idealista/créditohabitação em Portugal, nesta entrevista para ler em seguida.

Como tem evoluído a procura por crédito habitação de luxo em Portugal? São mais portugueses ou estrangeiros? Há alguma faixa etária que se destaque?
Temos sentido um incremento na procura de crédito habitação - e isso não é exceção no segmento de luxo. A maioria são portugueses, mas o peso relativo dos estrangeiros na categoria de luxo está a aumentar, tendo representado mais de um quarto da procura registada em 2024. Os EUA são o principal país de origem dos estrangeiros que procuram financiamento neste segmento. A grande maioria da procura por imóveis de luxo com recurso a crédito bancário ocorreu a partir dos 35 anos de idade.
"A procura recai nos grandes centros urbanos, com destaque para Lisboa, Porto, Algarve, Setúbal e Madeira"
Que motivações estão por detrás da contratação de um empréstimo para adquirir uma casa premium?
As motivações são as mesmas independentemente do tipo de produto que se adquire. No financiamento para aquisição de imóvel, a entidade financeira apoia o cliente na compra, seja por falta de liquidez atual do cliente ou por opção de alocação de capital a outros projetos.
Onde é que a procura de crédito para comprar casa de luxo é mais expressiva?
A procura recai nos grandes centros urbanos, com destaque para Lisboa, Porto, Algarve, Setúbal e Madeira, onde também se encontram a maioria dos imóveis deste segmento.

Qual é a percentagem de financiamento mais expressiva para quem compra casas de luxo? O que justifica?
Tendencialmente, caso recorram a crédito, também neste segmento alto as famílias procuram percentagens de financiamento elevadas (acima dos 70%). O crédito habitação é um empréstimo ‘barato’, permitindo alocar o capital a outros projetos onde o preço do financiamento pode ser superior.
"Existe no mercado uma diferenciação [de soluções de crédito] para imóveis que apresentam maior eficiência energética, sendo o caso dos imóveis de luxo"
Quais são os critérios que os bancos têm em conta antes de conceder créditos para aquisição de casas premium? Há diferenças nos critérios face a empréstimos de menor valor?
As soluções de crédito habitação no mercado respondem essencialmente a critérios de risco, logo os processos que apresentam melhores rácios, quer ao nível da garantia, quer ao nível da taxa de esforço dos clientes, tendem a usufruir de melhores condições financeiras. Existe, sim, no mercado uma diferenciação para imóveis que apresentam maior eficiência energética, sendo o caso dos imóveis de luxo.

Quais são os tipos de taxas de juro mais procurados para créditos habitação de luxo? O que está por detrás desta escolha?
Os tipos de taxas de juro mais procurados não diferem face aos restantes segmentos, sendo que se procura as melhores condições disponíveis. Em 2024, foram as ofertas de taxa mista que mais relevância tiveram no mercado.
De qualquer modo, as famílias com maior capacidade financeira apresentam maior conforto para acomodar oscilações nas taxas de juro, seja na resposta a um possível incremento da prestação da casa ou na possibilidade de amortização de capital em dívida, levando a uma consequente redução de prestação.
"É esperado que se continue a assistir a um dinamismo no mercado de imobiliário de luxo"
Como irá evoluir a procura de crédito para compra de casas de luxo em 2025?
É esperado que se continue a assistir a um dinamismo no mercado de imobiliário de luxo, tal como o esperado em todo o mercado imobiliário português.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta