Em maio, o stock de empréstimos para habitação aumentou para 106,1 mil milhões de euros, o valor mais elevado desde agosto de 2008.
Comentários: 0
Crédito habitação em Portugal
Freepik

Os bancos estão a manter aberta a torneira do crédito habitação, isto numa altura em que se continuam a vender muitas casas – e mais caras. Segundo dados divulgados esta segunda-feira (30 de junho de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP), o montante total de empréstimos concedidos para a compra de casa voltou a aumentar em maio para 106,1 mil milhões de euros. 

“O stock de empréstimos para habitação aumentou 960 milhões de euros relativamente a abril, totalizando 106,1 mil milhões de euros no final de maio. Em comparação com o mês homólogo, manteve-se a trajetória de aceleração com um crescimento de 6,8%, o mais elevado desde agosto de 2008”, lê-se no boletim do INE.

Os dados refletem, de resto, a dinâmica no mercado hipotecário português. As taxas Euribor têm vindo a baixar “à boleia” da descida das taxas de juro diretoras por parte do Banco Central Europeu (BCE), o que faz com que as prestações da casa – a taxa variável – também estejam a recuar. Paralelamente, a nível nacional, são vários os apoios dados pelo Estado aos jovens que compram casa pela primeira vez, como a isenção de IMT e de Imposto de Selo e a garantia pública do crédito habitação.

De acordo com BdP, em maio, o montante total de empréstimos a particulares (habitação e outros fins) cresceu 6,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior, sendo esta a maior taxa de variação anual desde agosto de 2008.

“O montante de empréstimos ao consumo e outros fins aumentou 222 milhões de euros relativamente a abril, para 31,2 mil milhões de euros. O crescimento em relação ao período homólogo foi de 7,1%, semelhante ao registado no mês anterior. A mesma taxa de variação anual foi observada nos empréstimos para consumo e nos empréstimos para outros fins”, conclui a entidade liderada por Mário Centeno.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta