Banca aperta critérios no crédito habitação – procura volta a subir
A procura por crédito habitação em Portugal voltou a aumentar na reta final de 2025, uma vez que continua a ser alimentada pelos novos apoios aos jovens para comprar casa.
Governo angolano pede 208 milhões à CGD para reabilitar urbanização
O Governo angolano contratualizou com a Caixa Geral de Depósitos um acordo de financiamento no valor de 208 milhões de euros para o projeto de reabilitação das infraestruturas da urbanização Nova Vida, em Luanda, segundo um diploma consultado pela Lusa. Segundo o despacho presidencial, assinado por João Lourenço a 31 de dezembro e publicado em Diário da República na segunda-feira, dia 12 de janeiro de 2026, o valor do financiamento inclui o pagamento da comissão de garantia dada pelo Banco Português de Fomento e 85% correspondente ao valor do contrato comercial.
Garantia pública com alta adesão – Governo vai reforçar verba total
Nas últimas semanas, vários bancos pediram reforço das suas quotas da garantia pública, perante a elevada adesão pelos jovens a este apoio ao crédito habitação.
Banca está a esticar prazos no crédito habitação – BdP quer pôr travão
Numa altura em que a compra de casa com crédito habitação está em alta, Álvaro Santos Pereira, governador do Banco de Portugal (BdP) alerta que as instituições bancárias estão a esticar os prazos dos novos contratos além dos limites recomendados, o que permite elevar os montantes emprestados.
Banca avalia m2 das casas em novo recorde de 2.060 euros
Num contexto de alta subida dos preços das casas para comprar, também o valor da avaliação bancária da habitação está a crescer a alta velocidade e a atingir novos recordes.
Prego a fundo na avaliação bancária de casas: sobe 17,7% para 2.025 euros
É um dos passos essenciais e obrigatórios a dar quando há um pedido de empréstimo ao banco para comprar casa. Falamos da avaliação bancária para efeitos de crédito habitação, cujo valor mediano voltou a acelerar em outubro para 2.025 euros por metro quadrado (euros/m2). Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (25 de novembro de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Novo Banco notifica Concorrência que vai adquirir Unibanco à Unicre
O Novo Banco notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) sobre a aquisição do controlo exclusivo da unidade de negócio Unibanco, atualmente detida pela Unicre.
Valor da avaliação bancária atinge novo máximo em setembro
A avaliação bancária da habitação é um dos processos essenciais nos pedidos de crédito habitação, uma vez que a banca costuma emprestar até 90% do menor valor entre o preço do imóvel e o valor da avaliação. Em Portugal, o valor mediano da avaliação bancária continua a subir de forma consistente, tendo atingido 1.995 euros por metro quadrado (euros/m2) em setembro de 2025, o que representa um novo máximo histórico.
BPI encaixa 103 milhões com venda de 14,75% do Banco de Fomento de Angola
O BPI encaixou cerca de 103 milhões de euros com a venda de 14,75% do Banco de Fomento de Angola (BFA), passando a deter uma participação de 33%, foi esta segunda-feira (29 de setembro de 2025) comunicado ao mercado.
Empréstimo habitação: m2 atinge recorde de 1.965 euros para a banca
A avaliação bancária da casa é um dos processos inerentes aos pedidos de crédito habitação, uma vez que a banca costuma emprestar até 90% do menor valor entre o preço da casa e o valor da avaliação.
Bancos veem intermediários de crédito como parceiros e não concorrentes
Os principais bancos portugueses encaram os intermediários de crédito habitação como parceiros para captarem clientes e não como concorrentes, segundo afirmaram esta quarta-feira (10 de setembro de 2025) os administradores do BPI, CGD, Novo Banco, BCP e Santander.
Banca sente maior procura por crédito para casas pré-fabricadas
As casas pré-fabricadas têm-se afirmado cada vez mais como uma alternativa à aquisição de habitação tradicional, por muitas vezes envolverem custos bem mais baixos.
Crise na habitação começa a ficar “insustentável”, alerta banca
Com o custo da habitação a subir mês após mês e a atingir recordes, a banca em Portugal alerta que este cenário “começa a ficar insustentável”. Isto porque não se perspetiva no horizonte um abrandamento ou até redução dos preços das casas.
Estado vai devolver 200 milhões à banca por imposto inconstitucional
O Estado vai devolver aos bancos cerca de 200 milhões de euros referentes ao imposto adicional de solidariedade, o que resulta de a lei ter sido declarada inconstitucional, segundo fonte ligada ao processo.Em causa estão cerca de 179 milhões de euros pagos pelos bancos desde 2020 a que acrescem juro
Um em cada três novos créditos habitação supera os 150 mil euros
As famílias em Portugal estão a pedir mais créditos habitação para comprar casa e por valores bem superiores. Mais de um terço dos novos contratos de empréstimo habitação em 2024 foram concedidos por montantes superiores a 150 mil euros, um peso que aumentou face ao ano anterior.
Mais de metade dos empréstimos da casa têm mão de intermediários
Contratar um crédito habitação não é tarefa fácil, uma vez que envolve muita papelada, burocracias e tempo a ver ofertas. Mas o processo fica bem mais fácil quando é orientado por intermediários de crédito.
Imposto adicional sobre a banca é declarado inconstitucional pelo TC
O Tribunal Constitucional (TC) declarou, em plenário, inconstitucional a norma do imposto adicional de solidariedade sobre o setor bancário sobre o cálculo do imposto relativo ao primeiro semestre de 2020, segundo o acórdão consultado pela Lusa."Nestes termos, pelos fundamentos expostos, decide-se d
Queda dos juros e guerra de spreads: crédito da casa está mais barato
Em Portugal, o cenário do crédito habitação está cada vez mais favorável. As taxas Euribor estão a ficar cada vez mais perto do patamar dos 2%. E os bancos têm spreads cada vez mais competitivos, a partir de 0,7%, e taxas mistas bem atrativas.
Queda dos juros reduz margem financeira dos bancos em Portugal
À medida que os bancos residentes em Portugal vão publicando os resultados do primeiro trimestre de 2025, verifica-se um denominador comum: as suas margens financeiras estão a cair. É o caso do Santander, BPI, Novo Banco e do Montepio.
Crédito malparado: Governo aprova transposição de diretiva europeia
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira (dia 20 de fevereiro de 2025) a proposta de lei que transpõe a diretiva europeia sobre crédito malparado e que harmoniza as regras aos gestores de crédito e aos adquirentes de créditos.O diploma seguirá agora para o parlamento, depois de a Comissão E
Portugal acelera venda de crédito malparado após 2 anos de quebra
As transações de créditos não produtivos parecem estar a reanimar em Portugal. Depois de dois anos de quebras, a venda de carteiras de crédito malparado no nosso país vai aumentar este ano, conclui um estudo da Prime Yield. Além da transação atípica do Projecto Cascais por 4,2 mil milhões de euros, deverão ser vendidos outros portfólios de créditos em incumprimento até ao final do ano.
Amortização do crédito da casa: ANICA diz para que servem comissões
A Associação Nacional dos Intermediários de Crédito Autorizado (ANICA) alertou para a confusão entre comissões cobradas pelos serviços dos bancos e as relativas a entidades terceiras, avisando para repercussões devido a alterações na amortização antecipada de crédito à habitação.
Amortização do crédito da casa: banca diz que comissão é necessária
Os líderes dos cinco maiores bancos justificaram esta terça-feira, dia 26 de novembro, a cobrança de comissões nas amortizações de crédito à habitação com a necessidade de garantir o risco assumido pelas instituições nos empréstimos, criticando as alterações propostas nas negociações para o OE2025.
Crédito da casa: m2 ultrapassa pela 1ª vez os 1.700 euros para a banca
Há cada vez mais casas a serem avaliadas pelos bancos, um processo essencial na hora de pedir crédito habitação. E o valor atribuído por cada metro quadrado (m2) das casas também continua a subir mês após mês, registando novos recordes. Em outubro, o valor mediano da avaliação bancária na habitação foi de 1.721 euros, um novo máximo histórico, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Crédito habitação: queixas ao BdP descem 35% com fim de apoios
Os portugueses estão a apresentar menos queixas ao supervisor bancário relacionadas com o crédito habitação. Quem o diz é o Banco de Portugal (BdP) que assinalou uma “redução significativa” no número de reclamações sobre empréstimos habitação nos primeiros seis meses do ano em 35%. O fim dos apoios às famílias perante a subida dos juros ajuda a explicar esta diminuição.