Comentários: 0

O processo de renovação das cartas de condução vai passar a ser feito online ou nas conservatórias a partir de 2017. A legislação que permitirá esta mudança de procedimentos está a ser preparada pelo Governo e deverá ser anunciada até março de 2017.

A alteração diz respeito apenas às renovações de carta de condução e não abrange o processo para quem tira a carta pela primeira vez ou para quem tem de ser sujeito a novo exame de condução, escreve o Público.

O novo processo de renovação poderá ser feito online, com envio de todos os documentos necessários digitalizados para o site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT).

A renovação da carta de condução continuará a poder ser feita presencialmente como até agora, mas em mais locais. Além dos balcões de serviços ao público do IMT, os condutores vão poder entregar os processos de renovação da sua licença de condução em todos os cartórios notariais.

O objetivo do Governo é conseguir com estes novos meios acelerar o processo de renovação e acima de tudo combater as longas filas e os atrasos que se tem verificado desde há anos neste setor. “Os atrasos na renovação das cartas de condução chegaram a ser de dois anos”, disse um membro do Executivo, citado pela publicação.

A alteração dos métodos de renovação da carta, denominada “Carta Sobre Rodas”, é uma das medidas que integram o Simplex para 2017. Já este ano, a 19 de maio, quando apresentou o Simplex para 2016, o primeiro-ministro António Costa anunciou que 2017 seria o ano da aposta no combate ao uso de papel.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta