Comentários: 0
Ulrich deixa liderança do BPI com prémio de meio milhão de euros
África 21

Fernando Ulrich vai esta semana deixar de ser o CEO do BPI, sendo substituído pelo espanhol Pablo Florero, que chega em representação do novo acionista maioritário, o CaixaBank. Pelo desempenho do cargo de presidente executivo em 2016, Ulrich vai receber um prémio de 465,5 mil euros. Mas não é o único com direito a receber uma prestação extraordiária. Todos os trabalhadores recebem uma remuneração variável, com um valor mínimo superior a 300 euros.

A decisão de pagar esta prestação extraordinária, tal como conta a Lusa, foi tomada pela comissão executiva do banco, ainda liderada por Fernando Ulrich. A proposta feita pela comissão de remunerações e disponível na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, será agora sujeita à aprovação dos acionistas do BPI.

Esta quarta-feira decorre a assembleia-geral, que servirá para aprovar as contas de 2016 (ano em que teve lucros de 313,2 milhões de euros, mais 32,5% do que em 2015) e a aplicação de resultados, uma reunião que tem ainda um ponto respeitante à remuneração variável a ser paga à comissão executiva que termina mandato.

Já António Domingues, que foi vice-presidente do BPI durante parte do ano de 2016, antes de assumir funções como presidente da Caixa Geral de Depósitos (num curto e polémico mandato de quatro meses), receberá 106,7 mil euros.

Aos restantes vogais da comissão executiva, José Pena do Amaral, Maria Celeste Hagatong, Manuel Ferreira da Silva, Pedro Barreto e João Pedro Oliveira e Costa, de acordo com a referida proposta, deverão ser pagos 328,6 mil euros a cada um.

O valor da remuneração variável será pago 50% em dinheiro, de imediato, e os restantes 50% de forma diferida no tempo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta