Comentários: 0
Marcelo ganha super poderes para nomear governador do Banco de Portugal e outros reguladores
GTRES

Até agora nomeado pelo Governo, o governador do Banco de Portugal vai passar a ser indicado pelo Presidente da República. Além disso, Marcelo ganhará o poder de nomear o presidente do Conselho de Supervisão e Estabilidade Financeira (CSEF), órgão que irá coordenar os três supervisores financeiros. Tudo isto se forem aprovadas as propostas do Grupo de Trabalho para a Reforma do Modelo de Supervisão Financeira, liderado por Carlos Tavares e apresentado esta semana.

O atual governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, foi reconduzido pelo governo PSD/CDS em 2015, para outro mandato de cinco anos, que terminará em 2020. Uma vez Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito Presidente da República em 2016, e que o seu mandato só termina em 2021, se esta proposta do grupo de trabalho liderado por Carlos Tavares, o sucessor de Costa já será nomeado pelo atual Presidente da República. 

Carlos Tavares, coordenador do grupo de trabalho que esteve a estudar a reforma do modelo de supervisão financeira (e ex-presidente da CMVM) esclareceu que é proposto também que a nomeação pelo Presidente da República seja precedida de uma audiência no Parlamento, cujo veredicto será vinculativo.

O grupo de trabalho, cujas propostas estão em consulta pública até ao dia 20 de outubro, propõe igualmente que seja o Presidente da República a nomear o presidente do Conselho de Supervisão e Estabilidade Financeira (CSEF), órgão que irá coordenar os três supervisores financeiros. Neste conselho terão assento dois membros de cada um dos três reguladores: Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

O CSEF um órgão que terá três administradores executivos a trabalhar em exclusividade, e dois membros de cada regulador, escolhidos por estes. Serão ao todo 9 administradores, sendo que os seis dos reguladores serão não executivos. Quem irá financiar ainda não se sabe.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta