
Portugal é o quarto país da União Europeia (UE) onde os preços das telecomunicações têm vindo a registar um maior aumento. Em agosto de 2017, a subida dos valores verificada em território nacional foi 3,41 pontos percentuais (pp) superior à média da UE em termos médios anuais. É o 11º crescimento de preços mais elevado da economia portuguesa, com um desvio face ao Índice de Preços ao Consumidor, afirma o regulador do setor, Anacom.
Só a Letónia, Bélgica e Finlândia ultrapassam Portugal. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que Portugal regista uma subida de 3,4% em relação a agosto do ano passado, sendo a variação média anual de 2,87% - o 9º mais elevado aumento de preços entre os 43 produtos ou serviços considerados, escreve o Dinheiro Vivo.
“Desde janeiro de 2014, que os preços das telecomunicações crescem a taxas médias anuais superiores à variação do IPC. Em agosto de 2017, o diferencial entre as duas taxas atingiu 1,73 pontos percentuais” (pp), refere a Anacom, com base em dados do Eurostat. Em relação ao mês homólogo, “a variação dos preços das telecomunicações em Portugal foi a segunda maior entre os países da UE”, acrescenta.
Para poder comentar deves entrar na tua conta