Comentários: 0
CMVM reforça alerta sobre os riscos de investir em bitcoins
GTRES

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) aconselha os investidores interessados em produtos financeiros relacionados com moedas virtuais – como a Bitcoin – a avaliarem e estarem bem atentos aos riscos destes produtos, caso decidam investir dinheiro nos mesmos.

“A CMVM alerta os investidores para deverem estar, especialmente, atentos ao risco destes produtos porque estudos internacionais revelam que são produtos que têm gerado perdas substantivas", disse uma fonte oficial do regulador à Lusa. O supervisor pede cuidados aos investidores, aconselhando-os a solicitarem "informação completa sobre os produtos e especificamente sobre os riscos aos intermediários financeiros".

A instituição reguladora avisou ainda que estas operações, "pela forma como são estruturadas, não são regulamentadas, o que significa que poderão ficar fora da regulamentação dos mercados", esclarecendo, contudo, que todos os casos são avaliados individualmente. Significa isto que se as operações ficarem de fora do espaço regulamentado os investidores poderão ficar desprotegidos.

Desde 2013 que o Banco de Portugal (BdP) tem alertado para os riscos da moeda virtual, avisando que esta "não pode ser considerada uma moeda segura, visto que não há certeza da sua aceitação como meio de pagamento", já que "não existe uma entidade central que garanta a irrevogabilidade e a definitividade das ordens de pagamento".

Um ano depois, o BdP lembrou os "consumidores dos riscos de utilização e de comercialização de moedas virtuais como a bitcoin" e, em 2015, voltou a dar sinais de alerta, aconselhou os bancos a absterem-se "de comprar, deter ou vender moedas virtuais".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade