
OE2023: aprovadas propostas do PS sobre tributação de criptoativos
Os deputados aprovaram esta quarta-feira (23 de novembro de 2022) um conjunto de propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) apresentadas pelo PS sobre tributação de criptoativos reforçando normas antiabuso e penalizando atividades menos amigas do ambiente como mineração.

5 casas de luxo para comprar com criptomoedas
As criptomoedas estão na moda e cada vez mais presentes nas carteiras (eletrónicas) de todo o mundo. Atualmente, é possível adquirir vários bens com este tipo de moeda, nomeadamente bens imobiliários, como casas.

Casas do futuro e criptomoedas: o novo projeto da Prometheus
A Prometheus Internacional, que em 2021 vendeu em Portugal as primeiras moradias, na Madeira, pagas em criptomoeda, acaba de anunciar um novo projeto que volta a cruzar o mundo “cripto” com o imobiliário. A promotora está a desenvolver um projeto designado 'The Royal Blockhouse', que a empresa criou em conjunto com alguns dos maiores influencers digitais europeus, instituições de ativos criptográficos e peritos na área da criptomoeda.

Criptomoedas: um mundo de oportunidades para a mediação imobiliária
É cada vez mais certo que os criptoativos vão fazer parte do futuro do setor da mediação imobiliária, numa aposta segura em valores como a inovação e a disrupção. O mercado das criptomoedas representa uma nova oportunidade de posicionamento para as imobiliárias e os seus consultores, preservando a mesma segurança para comprador e vendedor. Está a abrir-se um novo mundo de possíveis negócios.

Criptomoedas “não valem nada” e têm de ser reguladas, diz Lagarde
Num momento em que se assiste ao “crash” das criptomoedas, a presidente do Banco Central Europeu (BCE) veio uma vez mais vincar a sua posição sobre o mercado de moedas virtuais: “A minha avaliação é que não valem nada, não se baseiam em nada, e não há nenhum ativo subjacente que funcione como uma âncora de segurança", disse Christine Lagarde. Por tudo isto, o BCE quer agilizar a regulamentação do mercado das criptomoedas no espaço europeu, até porque apresenta “riscos à estabilidade financeira”.

Comprar casa em bitcoins? Na Torre Cavalli há 27 casas à venda
Andas a pensar em comprar casa em bitcoins? Então fica atento, porque no Dubai, os últimos 27 apartamentos disponíveis na Torre Cavalli, já podem ser adquiridos em criptomoedas.

“Crash” das criptomoedas, e agora? Grandes investidores são esperança
As criptomoedas estão nas bocas do mundo. E o setor imobiliário não está imune a esta febre, nomeadamente em Portugal, onde já são vendidas casas em bitcoins e onde foi lançada a primeira plataforma digital da Europa com imóveis à venda exclusivamente em moedas digitais. Os números mais recentes mostram, no entanto, que o mercado das criptomoedas perdeu 326 mil milhões de dólares (313 mil milhões de euros) em apenas sete dias, num “crash” provocado sobretudo pelo colapso da stablecoin Terra USD e pela incerteza face ao advento de uma política monetária que tem vindo a diminuir o apetite dos investidores por ativos de risco. Um cenário que pode mudar de figura em breve.

Comprar casa em bitcoins: 1ª plataforma digital nasce em Portugal
Apesar das flutuações na cotação das criptomoedas, os negócios imobiliários com moedas digitais vieram para ficar.

Medina promete adaptar legislação e tributação para criptomoedas
O ministro das Finanças, Fernando Medina, anunciou esta sexta-feira (13 de maio de 2022) que Portugal irá adaptar a legislação e a tributação sobre as criptomoedas para evitar lacunas, ainda que não se tenha comprometido com datas.

Criptomoedas: vantagens e desvantagens nas transações imobiliárias
As criptomoedas e as bitcoins fazem, cada vez mais, parte da economia e das atividades diárias em vários setores.

Casa em Braga vendida por 3 bitcoins: 1ª transação 100% cripto
O mercado imobiliário viveu mais um momento que marca a sua história em Portugal. A primeira casa vendida totalmente em criptomoedas aconteceu esta quinta-feira, dia 5 de maio de 2022. Trata-se de um apartamento T3 em Braga que foi comprado por três bitcoins, ou seja, cerca de 110 mil euros. Isto quer dizer que pela primeira vez em Portugal e na Europa, foi transacionada uma casa só com criptomoedas sem ser necessária qualquer conversão para euros.

Criptomoedas: Governo trabalha em novo enquadramento fiscal
Os negócios relacionados com criptomoedas estão nas bocas do mundo. E Portugal é, segundo um estudo recente, um dos países da Europa que mais investe em moedas digitais, sendo visto no estrangeiro como um “paraíso fiscal” para os criptonegócios. Não é de estranhar, posto isto, que o Governo queira pôr em vigor um enquadramento fiscal para estes novos instrumentos, tendo, nesse sentido, pedido à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para avaliar a forma como os outros países estão a taxar os ganhos obtidos com a venda de criptoativos, onde se incluem as criptomoedas.

Chegam as criptohipotecas: 1º crédito habitação em bitcoins nos EUA
As criptomoedas deram o salto para o mundo das hipotecas, abrindo uma nova janela de oportunidades especialmente para empresas digitais que prestam serviços financeiros, mais conhecidas como 'fintech'.Uma delas estreou-se com o primeiro crédito habitação do mundo em bitcoins.

Portugal é dos países da Europa que mais investe em criptomoedas
Portugal está entre os países da Europa que mais investe em criptomoedas, segundo um estudo da XTB. Além disso, é dos Estados com maior taxa de mulheres que aplicam dinheiro neste tipo de produto.

Comprar casas com criptomoedas em Portugal? Há novas regras à espreita
Em Portugal, o apetite por comprar imóveis com criptomoedas tem aumentado, sobretudo, por investidores estrangeiros. Isto porque o país é visto lá fora como um “paraíso fiscal” para os criptonegócios. Mas as regras vão começar a apertar já a partir da próxima semana. A Ordem dos Notários (ON) está a preparar um regulamento que vai dar instruções claras aos notários sobre como fazer escrituras de compra e venda de casas em criptomoedas. E vão estar atentos a eventuais suspeitas de lavagem de dinheiro.

Criptoativos são “investimento altamente arriscado", avisam reguladores
As autoridades europeias de supervisão alertaram os consumidores para os riscos dos criptoativos, considerando que são “um investimento altamente arriscado e especulativo”, "não sendo adequado para a maioria dos pequenos consumidores enquanto investimento ou meio de troca ou pagamento”. No

Guerra na Ucrânia: como influencia o investimento em criptomoedas?
A guerra na Ucrânia está a ecoar em todos os mercados. E o mercado das criptomoedas não é exeção.

Portugal vai acolher primeira criptoaldeia da Europa
A febre das criptomoedas continua em alta. Ficaram conhecidos em 2017, depois de terem trocado tudo o que tinham pela bitcoin. A coragem de Didi Taihuttu e da sua família transformou-se numa fortuna.

Criptomoedas e o desafio da legislação – Portugal aguarda “sinais” da UE
As criptomoedas há muito que andam nas “bocas do mundo”, nomeadamente no universo financeiro. Há ainda, no entanto, dúvidas e incertezas no que diz respeito à regulação das criptomoedas, sendo que em El Salvador e na Alemanha a luz já se vê ao fundo do túnel. Em Portugal, aguarda-se por “sinais” da União Europeia (UE). “O enquadramento legal desta matéria em Portugal será alinhado com o quadro que vier a ser definido na UE”, adianta o Ministério das Finanças, citado pelo Expresso.

Qual o país do mundo com o nível mais alto de adoção de criptomoedas?
A empresa Chainalysis coloca o Vietname no primeiro lugar na adoção de criptomoedas em todo o mundo, encontrando-se entre os 20 mercados mais emergentes.

Levantar dinheiro num ATM em criptomoedas - no Forum Algarve já se pode
A febre das moedas digitais continua e, ao que tudo indica, veio para ficar. O Forum Algarve, por exemplo, tornou-se o primeiro centro comercial do país a disponibilizar aos seus visitantes um ATM para levantamento de criptomoedas.

Compra e venda de casas com moedas virtuais: estes imóveis podem ser pagos através de bitcoins
A compra e venda de casas através de moedas virtuais já é uma realidade em vários países. Ao que tudo indica, a moda ainda não conquistou Portugal, mas no estrangeiro não faltam opções de imóveis à venda que podem ser pagos com criptomoedas, nomeadamente bitcoins.

BdP passa a regular ativos virtuais como criptomoedas: registo é obrigatório
As entidades que exercem (ou pretendem exercer) atividades com ativos virtuais em território nacional, como é o caso das criptomoedas, terão de passar a apresentar um pedido de registo junto do Banco de Portugal (BdP) para serem reguladas, segundo um aviso publicado pelo banco central, que já está em vigor. O objetivo é, também, prevenir o branqueamento de capitais e financiamento de terrorismo.

Investir em criptoativos: CMVM lança 11 perguntas e respostas sobre riscos e cuidados a ter
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) decidiu voltar a reiterar o alerta aos investidores sobre os riscos na utilização de meios digitais – de que são exemplo as criptomoedas, como a bitcoin – e na contratação de serviços de investimento por via digital, e publicou um guia de 11 pergun

Vende-se a primeira casa 100% online em Barcelona que aceita pagamento em bitcoins
As criptomoedas estão novamente nas bocas do mundo e a viver uma espécie de segunda revolução. Tanto que acaba de ser lançada a primeira transação imobiliária em que se aceitam bitcoins como moeda para a compra de um apartamento no centro de Barcelona.