
A moeda virtual Bitcoin superou pela primeira vez na história os 10.000 dólares, depois de ver o seu valor multiplicado por 10 em menos de um ano. Às 9h00 de terça-feira (28 de novembro) a moeda valia cerca de 9.885 dólares, mas rapidamente ultrapassou essa barreira, de acordo com a Bloomberg.
Apesar dos sucessivos avisos sobre uma eventual bolha, a criptomoeda valorizou cerca de 800% só em 2017. Em outubro, a criptomoeda estava a ser negociada nos 5.000 dólares (4.193 euros), sendo que no início do ano andava à volta dos 1.000 dólares (838 euros). A Bloomberg revelou que o preço da moeda virtual subiu cerca de 65% só em outubro, e os analistas têm a expectativa de que, para já, a Bitcoin vá continuar a tendência de valorização.
Mike Novogratz, gestor de um hedge fund, disse numa conferência em Nova Iorque (EUA) que existe uma bolha com a Bitcoin e que "há muita espuma". "Isto vai ser a maior bolha das nossas vidas", acrescentou o gestor.
A Bitcoin depende de um sistema de pagamento “peer-to-peer” (entre pessoas) assente na tecnologia “blockchain” e é negociada em plataformas específicas na Internet, não estando dependendo de bancos centrais, mas sim de uma comunidade de utilizadores online.
Para poder comentar deves entrar na tua conta