Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Como fintar as fraudes na Black Friday

Gtres
Gtres
Autor: Redação

Black Friday é – ou pode ser – sinónimo de oportunidade de negócio, nomeadamente para fazer compras de Natal a preços de saldo. É já sexta-feira (23 de novembro de 2018) que a “loucura” das compras com descontos “ganha vida”. Mas todo o cuidado é pouco na hora de escolher um produto e... pagar. Cautela é palavra de ordem. 

A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor preparou um dossier sobre a Black Friday, para que no final de contas não sejas levado a pensar que estás a fazer um bom negócios e afinal não. Estes cinco conselhos ajudam-te a fintar as fraudes na Black Friday. Toma nota:

1 – Prepara, pesquisa preços e recolhe informação

Saber com antecedência que produtos estarão em promoção ajuda a perceber se são boas oportunidades. Tenta obter este tipo de informação assinando as newsletters das lojas que mais te interessam, ou seguindo-as nas redes sociais. Para as lojas online, a ferramenta da Deco Comparar Preços será útil.

Alguns vendedores propõem-se a igualar os preços mais baixos do mercado se os consumidores provarem que encontram os mesmos produtos a preços mais baixos. Verifica se alguma loja anuncia este tipo de campanha.

Se fizeres compras em lojas online, regista-te como utilizador alguns dias antes da Black Friday. Assim “escapas” à grande afluência a estes websites. 

2 – Verifica a qualidade dos produtos

Os produtos em promoção podem prometer muito e cumprir pouco. Informa-te e lê sobre aqueles que te interessam, pois podem não corresponder ao que esperas deles. Pesquisa-os também nos comparadores da Deco, que têm resultados de testes comparativos a centenas de produtos.

3 – Começa cedo

As melhores ofertas são, por norma, as que se esgotam mais cedo. Se pretendes comprar numa loja física, confirma qual é o horário de abertura e a disponibilidade para a visitar nas primeiras horas do dia. Se fores comprar online, bastará esperar que chegue a meia-noite.

4 – Sabe quais são as políticas de compra e devolução

Algumas lojas permitem comprar online e fazer o levantamento dos produtos numa loja física, dentro de um prazo determinado. Esta pode ser uma opção a considerar se não tens muito tempo ou queres evitar os portes de envio e a confusão causada pela grande afluência de pessoas durante a Black Friday. 

Além disso, se a compra for feita online tens o direito de devolver o produto no prazo de 14 dias. O mesmo não acontece se comprares numa loja física, onde o comerciante não está obrigado a receber devoluções (exceto em caso de defeito, por exemplo). Neste cenário, verifica se a loja aceita devoluções e em que condições, e ainda se existem regras especiais para a devolução de produtos nos períodos de promoções. 

5 – Sê cauteloso

É muito fácil criar contas em redes sociais para publicitar lojas fictícias ou vender produtos contrafeitos e pirateados. Tem cuidado com as ofertas que parecem “demasiado boas para ser verdade” e verifica bem as informações divulgadas nesses canais, para teres a certeza que não és vítima de fraudes.