Comentários: 0
Empresas com trabalhadores felizes lucram mais
rawpixel/Unsplash

Como aumentar a produtividade e lucro de uma empresa? Tendo funcionários felizes. O binómio parece simples, mas não é. O bem-estar, a saúde, e a vida familiar equilibrada são mais importantes do que parecem. Vários estudos comprovam que os colaboradores saudáveis e felizes são mais produtivos, ou seja, valem mais dinheiro.

“É importante ir ao encontro das necessidades dos trabalhadores. Se tenho colaboradores mais felizes, a empresa vai produzir mais”, salienta Rosa Valente de Matos, administradora hospitalar e ex-secretária de Estado da Saúde, citada pelo Expresso. A responsável dá o exemplo da saúde como sendo “estruturante”. “As pessoas com saúde, com bem-estar, são melhores funcionários”, frisa.  

Teresa Espassandim, membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, explica, por seu lado, que estudos recentes indicam “que por cada euro investido em programas eficazes com impacto na vida das pessoas pode haver um retorno até 13 euros”.

Na prática, a felicidade anda de mãos dadas com o lucro. Mas estarão as empresas preparadas para isso? As especialistas consideram que é necessária uma maior sensibilização da população, e adoção de medidas preventivas, numa altura em que os casos de burnout e esgotamento ligado ao excesso de trabalho se multiplicam.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta