Comentários: 0
Tudo o que jamais deves fazer no teu local de trabalho
rawpixel/Unsplash

Encontrar um emprego nem sempre é fácil. Ultrapassada a hora da entrevista (com nota positiva), é o momento de mostrar aquilo de que somos capazes. Mas a verdade é que um erro, de principiante (ou não), poderá custar a vaga que demorou a ser conquistada. Há regras básicas que devem ser cumpridas no local de trabalho, que nunca (mas nunca) deves perder de vista. E não bastará chegar a horas, é preciso prestar atenção a todos os comportamentos. Mostramos-te agora alguns exemplos daquilo que nunca deves fazer.

Cuidado com os “tiques” nervosos

Desde roer a unhas, morder os lábios, estalar os dedos ou roer canetas. Este tipo de gestos não serão muito bem recebidos pelo chefe ou colegas, que poderão duvidar das tuas capacidades de lidar com o stress, conotando-te como uma pessoa demasiado nervosa e ansiosa.

Não acenar com a cabeça ou sorrir

A verdade é que sorrir ou abanar positivamente a cabeça, enquanto a outra pessoa fala, se assumem como formas de mostrares que estás atento à conversa.

Exagerar nos gestos

Deves mostrar-te tranquilo, mas não em demasia. O ideal é evitar exageros, para que não passes a ideia de alguém que é pouco profissional.

Passares muito tempo nas redes sociais

As redes sociais devem ser evitadas. Lembra-te que estás no teu trabalho, a seres pago para exercer uma determinada função.

Tudo o que jamais deves fazer no teu local de trabalho
rawpixel/Unsplash

Apoiares-te nas paredes ou mobiliário

É mesmo importante prestar atenção à postura. Mais uma vez deves ter cuidado, para que não deixes passar uma imagem pouco profissional e confiante.

Atenção à forma como te sentas

Sentares-te de forma desmazelada no teu lugar poderá dar aso a duas situações: problemas físicos, mas também à perceção de que não estás verdadeiramente comprometido com aquilo que estás a fazer.

Tentar passar despercebido

Sempre que entrares numa sala de reuniões lembra-te de cumprimentar quem lá estiver. Poderás desejar um “bom dia” ou simplesmente sorrir. Ficarás bem visto e não passarás por mal-educado.

Não estabelecer contacto visual

Procura estabelecer contacto visual sempre que falares com alguém. Mostrar-te-ás interessado na conversa e comprometido com aquilo que poderá estar a ser discutido.

Tudo o que jamais deves fazer no teu local de trabalho
rawpixel/Unsplash

Utilizar (muito) o telemóvel

Será realmente importante evitar utilizar o telemóvel durante uma reunião, por exemplo. A atitude pode ser tida como uma falta de respeito para com a pessoa que está a falar contigo.

Discutir ao telefone

Sempre que tiveres de falar ao telefone, por exemplo para resolver um problema pessoal, lembra-te de fazê-lo bem longe dos teus colegas. 

Não sorrir

Sorrir é uma das formas mais simples de criar empatia e de transmitir confiança. É importante criar um ambiente positivo.

Tudo o que jamais deves fazer no teu local de trabalho
rawpixel/Unsplash

Interromper o trabalho de outras pessoas

É importante respeitar o tempo e o espaço dos outros colegas. Lembra-te que a pessoa em causa poderá estar muito concentrada numa tarefa, e interrompê-la não será boa ideia.

Revirar os olhos

Não há desculpas para um comportamento deste género. Revirar os olhos será (sempre) considerada uma falta de educação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta