Comentários: 0
Fisco alerta contribuintes para a existência de emails fraudulentos
idealista/news

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a existência de mensagens de correio eletrónicas fraudulentas que usam o endereço “portal das finanças” e pede aos contribuintes para não abrirem o link que é sugerido.

“A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico provenientes do endereço portaldasfinancas.3aqb9@.pt nas quais é pedido que se carregue num link que é fornecido”, lê-se no site da AT.

De acordo com o alerta de segurança publicado no Portal das Finanças, “estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas”, sendo que têm como objetivo “convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no link sugerido”. “Em caso algum [o contribuinte] deverá efetuar essa operação”, acrescenta a nota.

Nos últimos anos, a AT tem feito vários alertas semelhantes depois de ter detetado ou de chegar ao seu conhecimento a existência de tentativas de ataques de ‘phishing’ (técnica de fraude online). A mensagem fraudulenta que agora foi identificada refere a existência de um “débito” e utiliza terminologia que não é sequer habitual, como a referência de que “o email foi gerado durante o processo de emissão da fatura eletrónica para o lado negativo”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta