Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Guia para pais e professores: como explicar a economia aos mais pequenos

mohamed Hassan/Pixabay
mohamed Hassan/Pixabay
Autor: Redação

Sim, a economia é um “mundo” muito complicado e repleto de vocabulário de difícil compreensão, como por exemplo PIB (Produto Interno Bruto), inflação e finanças públicas. A pensar nos mais pequenos, e agora que está a iniciar-se o ano letivo, o Eurostat desenvolveu uma ferramenta que pretende ajudar os professores – e os pais – a explicarem aos alunos tudo o que se passa com a economia europeia. 

Trata-se de uma espécie de explicador que está dividido por temas e que inclui mapas interativos, testes e vídeos.

Vamos por partes: o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) disponibiliza, por exemplo, um mapa interativo no qual se consegue perceber as diferenças de rendimentos das famílias europeias. É fácil e intuitivo.  

Eurostat
Eurostat

Segue-se um documento que mostra quais foram as principais mudanças na economia europeia nos últimos 20 anos, intitulado “A economia europeia desde o início do milénio”. Está dividido em quatro temas – economia, famílias, empresas e Governo – e inclui, por exemplo, um teste de conhecimentos.

Eurostat
Eurostat

O vocabulário económico também não é esquecido pelo Eurostat, que preparou uma espécie de “dossier” (intitulado “Estatística para iniciantes”) sobre o tema, no qual explica os termos mais complexos relacionados com seis tópicos: população, mercado laboral, PIB, inflação, finanças públicas e conceitos estatísticos.

Eurostat
Eurostat

Por fim, o gabinete de estatísticas da UE disponibiliza dois vídeos (ver em baixo), um que ensina a calcular uma taxa de inflação e outro para entender tudo o que está relacionado com o PIB.