Comentários: 0
Produção de maçã em Portugal em máximos de 33 anos
INE

Portugal deverá produzir 354.000 toneladas de maçãs este ano, o valor mais alto nos últimos 33 anos (desde 1986). Também a produção de amêndoas e de azeitonas para azeite bateram recordes este ano. O mesmo não acontece com a produção de arroz, kiwi e pera, que está em queda.

“As previsões agrícolas, em 31 de outubro, apontam para aumentos significativos na produção de maçã (+35%, face à campanha anterior) e de amêndoa (+55%), resultado de condições meteorológicas favoráveis e da entrada em produção de pomares novos. Também se prevê aumento de produtividades nos olivais para produção de azeitona para azeite (+20%), com os olivais tradicionais a responderem positivamente à precipitação de meados do mês”, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo a entidade, para a castanha, cuja apanha começou este mês, estima-se um aumento de produção de 5%. “Em sentido contrário, preveem-se reduções na produção de pera e kiwi (-5%). Na vinha, a produção deverá ser semelhante à alcançada na vindima
anterior, apesar da heterogeneidade em termos regionais (...). Já no arroz, e essencialmente devido às temperaturas pouco elevadas e baixa luminosidade, espera-se uma diminuição de 5% na produção”, conclui o INE. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta